NOTÍCIA ANTERIOR
Prefeitura de Mauá busca viabilidade financeira para criação da MauaTrans
PRÓXIMA NOTÍCIA
Abre e fecha em Mauá no feriado de Ano Novo
DATA DA PUBLICAÇÃO 31/12/2014 | Cidade
Chamamento para implantação da Faculdade de Medicina em Mauá
Chamamento para implantação da Faculdade de Medicina em Mauá
Instituições de ensino interessadas em participar do processo seletivo têm até o dia 23 de janeiro para se inscrever

Antes do encerramento do ano, a Prefeitura de Mauá comemora mais um passo decisivo para a implantação da primeira faculdade de medicina no município: o Ministério da Educação publicou edital de chamamento para definir a instituição de nível superior que será responsável pelo curso. O documento define prazos para as próximas etapas do processo seletivo e traz todas as diretrizes que nortearão a escolha das candidatas. A versão integral do edital pode ser acessada no portal www.mec.gov.br, teclando aqui.

“A faculdade de medicina é fator decisivo na fixação de profissionais médicos em nossa cidade, o que tende a beneficiar todo o sistema de saúde”, comemora o prefeito Donisete Braga.

CRONOGRAMA
De acordo com o edital, o cadastramento de candidatas foi aberto no dia 29 de dezembro de 2014 e vai até o dia 23 de janeiro de 2015. A fase de envio de documentação se estende de 29 de dezembro de 2014 até 06 de fevereiro de 2015. A divulgação da primeira fase de classificação está programada para 8 de abril de 2015. A divulgação do resultado preliminar está agendada para 22 de maio. A fase de interposição de recursos irá de 25 de maio a 5 de junho e a divulgação do resultado final será no dia 24 de junho de 2015.

DISPUTA
Desde que Mauá recebeu aprovação do Ministério da Educação para criação da primeira faculdade de medicina, representantes de diversas instituições de ensino se reuniram com o prefeito Donisete Braga e técnicos do governo em busca de informações, entre as quais as universidades São Judas, Mackenzie, Anhanguera e Uninove, além do Colégio Renil, que disporia de espaço físico para instalação. Agora, tais instituições estão autorizadas a entrar oficialmente na disputa.

O edital de chamamento foi publicado três meses após a assinatura de Termo de Compromisso pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, em solenidade realizada na Escola Preparatória da Universidade Federal do Grande ABC.

A aprovação da faculdade em Mauá dependeu de vistoria dos equipamentos da rede municipal de Saúde pelo Ministério da Educação. Tal cuidado é compreensível: Unidades Básicas de Saúde, Hospitais e outros recursos serão utilizados como cenário pedagógico pelos alunos da futura faculdade. Mauá conta com 23 Unidades Básicas de Saúde, quatro Unidades de Pronto Atendimento, rede de atenção psicossocial, entre outros recursos que embutem função pedagógica e social.

Em 2014, Mauá implantou programa de Residência Médica pelo qual o município passou a contar com 11 médicos residentes atuando no Hospital Nardini e em toda a rede. A faculdade completa o esforço na formação visando o atendimento da população da cidade.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.