NOTÍCIA ANTERIOR
Feiras de antiguidades são boa opção de passeio em SP
PRÓXIMA NOTÍCIA
Caribe mexicano quer aumentar turismo com casamento gay
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/01/2012 | Turismo
Chagall e Rafael são as estrelas das exposições de arte de Madri em 2012
O artista russo Marc Chagall vai protagonizar, a partir de fevereiro, no Museu Thyssen Bornemisza, uma das grandes exposições da temporada de artes de Madri em 2012. Em junho, o Museu do Prado abre uma mostra dedicada às últimas obras de Rafael e de seus discípulos.

Organizada em colaboração com a Fundação Caja Madrid, a primeira grande retrospectiva de Chagall na Espanha tem início em 14 de fevereiro e trará mais de 150 obras procedentes de coleções de instituições públicas e privadas de todo o mundo.

As salas do Thyssen vão expor trabalhos dos primeiros anos do artista e de seu período em Paris, assim como sua experiência na Rússia revolucionária e na França, até chegar ao exílio forçado nos EUA, em 1941.

Além disso, a Fundação Caja Madrid irá centrar sua mostra no período americano e em na evolução artística posterior do artista, com destaque para os assuntos bíblicos e sua relação com os poetas contemporâneos.

Para o mês de junho, o Thyssen tem programada uma mostra sobre Edward Hopper, fruto de colaboração do museu com a Reunião de Museus Nacionais da França. A pinacoteca espanhola abriga a coleção mais importante de Hopper fora dos Estados Unidos.

Com Hans Haacke (Colônia, 1936), o Museu Reina Sofía inicia sua programação do ano, na qual figura também James Coleman (Irlanda, 1941), que terá sua primeira grande retrospectiva a partir de abril.

O Palácio de Velázquez apresenta em maio a obra de Nacho Criado (1943-2010), um dos principais artistas espanhóis dos últimos anos, apreciado sobretudo por suas contribuições como pioneiro da arte conceitual e da escultura experimental.

O Reina Sofía vai organizar também em maio a exposição "Um Cosmos", com uma série de peças que se referem ao ideário e às afinidades estéticas de Rosemarie Trockel.

O Museu do Prado inicia sua programação no mês de junho, com a exposição "O Último Rafael", organizada em colaboração com o Museu do Louvre, dedicada às últimas obras de Rafael e de seus discípulos mais próximos, como Giulio Romano e Giovanni Francesco Penni.

Trata-se da primeira exposição centrada nos anos finais do artista, fruto de um intercâmbio inédito entre as coleções do Prado e do Louvre, que possuem o conjunto mais numeroso de obras produzidas por Rafael e seus discípulos nos últimos sete anos de vida do pintor. Após passar por Madri, a mostra irá para o Louvre.

Em 17 de fevereiro estreia no CaixaForum Madrid uma exposição que pretende recuperar a figura de Serguei Diaguilev (1872-1929) por meio de sua companhia de dança Ballets Russes.

Organizada pelo museu Victoria & Albert de Londres, a mostra trará um passeio pelos cenários e acontecimentos mais importantes protagonizados pela companhia durante seus 20 anos de existência.

A Fundação Mapfre apresenta, a partir de 11 de fevereiro, a primeira grande exposição monográfica na Espanha dedicada a Odilon Redon.

Organizada cronologicamente, a mostra passa pelo início do artista como gravador até a época da cor e dos cenários. Esse caminho da sombra até a claridade se apresenta por meio da escolha de 170 obras-primas procedentes de diferentes instituições, com óleos, desenhos, gravuras, painéis decorativos e esboços para têxteis.

Nas mesmas datas, a Fundação Mapfre, em colaboração com a George Eastman House (Rochester, EUA), apresentará a obra de Lewis Hine, fotógrafo que recorreu à imagem para refletir a injustiça e a miséria.

Em maio, a Mapfre vai inaugurar uma exposição dedicada a Ernst Ludwig Kirchner, membro do grupo expressionista Die Brücke.

Por Folha Online - Efe, em Madri
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.