DATA DA PUBLICAÇÃO 23/03/2009 | Veículos
CG Titan 150 Mix é a primeira bicombustível
O caminho era óbvio. Após o lançamento do primeiro carro bicombustível, em 2003, era questão de tempo para as motos ganharem um propulsor semelhante. Agora, a Honda, após alguns anos de desenvolvimento, lança no mercado brasileiro a primeira magrela flexível do mundo produzida em série. Trata-se da CG Titan 150 Mix.
O modelo será comercializado em três versões: KS (R$ 6.340), ES (R$ 6.890) e ESD (R$ 7.290). Todas com um ano de garantia.
O propulsor passou por algumas modificações para tornar-se bicombustível. Ele conta agora com um sistema de partida a frio que, ao contrário dos carros, dispensa a utilização de um reservatório de gasolina - o popular tanquinho. Porém, deve-se ressaltar: em temperaturas inferiores a 15ºC é necessário que o tanque esteja abastecido com pelo menos 20% de combustível fóssil.
Um sensor de oxigênio localizado na saída do motor transmite as informações para uma central eletrônica ECM (Engine Control Module), que faz a leitura da mistura que está sendo usada de álcool/gasolina e determina qual dos quatro programas será adotado: Programa 1 (tanque abastecido só com gasolina); Programa 2 (tanque contendo gasolina e álcool na mesma proporção); Programa 3 (tanque contendo maior quantidade de álcool); e Programa 4 (tanque abastecido apenas com álcool).
Após a escolha do programa, a ECM passa informações para os bicos injetores, desenvolvidos exclusivamente para esta moto, que jogam na câmara de combustão a quantidade ideal para o funcionamento do motor.
Para manter o motociclista informado sobre o que ocorre no motor, duas luzes foram instaladas no painel: ‘MIX'' e ‘ALC''. Quando a ‘MIX'' estiver acesa, significa que são necessários dois litros da gasolina. Quando a ‘ALC'' acender, é sinal de que são precisos mais três litros de gasolina. As duas apagadas revelam que a partida pode ser dada a qualquer momento. Se a ‘ALC'' piscar, atenção: a temperatura ambiente é baixa, o que pode dificultar a ignição.
Como os carros... - As características do motor bicombustível da CG Titan 150 Mix variam de acordo com a substância no tanque. Com gasolina, os índices de consumo são melhores, mas ela perde em desempenho. São 1,32 mkgf de torque a 6.500 rpm e 14,2 cv de potência a 8.500 rpm. Com álcool as coisas se invertem: melhor desempenho, pior consumo. São 1,45 mkgf a 6.500 rpm e 14,3 cv a 8.500 rpm.
O modelo será comercializado em três versões: KS (R$ 6.340), ES (R$ 6.890) e ESD (R$ 7.290). Todas com um ano de garantia.
O propulsor passou por algumas modificações para tornar-se bicombustível. Ele conta agora com um sistema de partida a frio que, ao contrário dos carros, dispensa a utilização de um reservatório de gasolina - o popular tanquinho. Porém, deve-se ressaltar: em temperaturas inferiores a 15ºC é necessário que o tanque esteja abastecido com pelo menos 20% de combustível fóssil.
Um sensor de oxigênio localizado na saída do motor transmite as informações para uma central eletrônica ECM (Engine Control Module), que faz a leitura da mistura que está sendo usada de álcool/gasolina e determina qual dos quatro programas será adotado: Programa 1 (tanque abastecido só com gasolina); Programa 2 (tanque contendo gasolina e álcool na mesma proporção); Programa 3 (tanque contendo maior quantidade de álcool); e Programa 4 (tanque abastecido apenas com álcool).
Após a escolha do programa, a ECM passa informações para os bicos injetores, desenvolvidos exclusivamente para esta moto, que jogam na câmara de combustão a quantidade ideal para o funcionamento do motor.
Para manter o motociclista informado sobre o que ocorre no motor, duas luzes foram instaladas no painel: ‘MIX'' e ‘ALC''. Quando a ‘MIX'' estiver acesa, significa que são necessários dois litros da gasolina. Quando a ‘ALC'' acender, é sinal de que são precisos mais três litros de gasolina. As duas apagadas revelam que a partida pode ser dada a qualquer momento. Se a ‘ALC'' piscar, atenção: a temperatura ambiente é baixa, o que pode dificultar a ignição.
Como os carros... - As características do motor bicombustível da CG Titan 150 Mix variam de acordo com a substância no tanque. Com gasolina, os índices de consumo são melhores, mas ela perde em desempenho. São 1,32 mkgf de torque a 6.500 rpm e 14,2 cv de potência a 8.500 rpm. Com álcool as coisas se invertem: melhor desempenho, pior consumo. São 1,45 mkgf a 6.500 rpm e 14,3 cv a 8.500 rpm.
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