NOTÍCIA ANTERIOR
Justiça mantém em R$ 40 mil indenização de universidade a Geisy
PRÓXIMA NOTÍCIA
Saúde pública do ABCD tem índice inferior a médias nacional e estadual
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/03/2012 | Setecidades
CEU São Pedro está pronto; inauguração será em abril
CEU São Pedro está pronto; inauguração será em abril Fachada do CEU da Vila São Pedro, a ser inaugurado em abril. Foto: Amanda Perobelli
Fachada do CEU da Vila São Pedro, a ser inaugurado em abril. Foto: Amanda Perobelli
Complexo construído no antigo Clube da Volks atenderá 5,2 mil alunos

As atividades do CEU (Centro Educacional Unificado) da Vila São Pedro devem ter início em abril. O complexo que será o maior dos sete construídos no município está em fase final de acabamento e a Prefeitura vai definir em breve a data para a entrega da obra, que teve investimento de quase R$ 60 milhões.

A secretária de Educação, Cleuza Repulho, afirmou que a mobília já está sendo adquirida e que as famílias dos alunos que estudarão no espaço estão sendo chamadas para confirmar a matrícula. “O prefeito Luiz Marinho já definiu que inaugura em abril, principalmente por uma questão de acesso. A única coisa que deve ficar faltando é o teatro, que vai ser inaugurado em maio”, explicou.
Os prédios têm dois andares. As salas do térreo serão destinadas para atendimento de crianças de zero a três anos. No primeiro andar, funcionará a pré-escola e no segundo, o ensino fundamental.

Quatro blocos - A assinatura da ordem de serviço para a construção da unidade aconteceu no final de 2010. O CEU Vila São Pedro, construído no terreno do antigo Clube da Volks, foi dividido em quatro blocos educacionais e terá o nome de Regina Rocco Casa, uma homenagem à mãe da ex-primeira-dama Marisa Letícia.

O espaço atenderá 5,2 mil estudantes de 0 a 10 anos e contará com bibliotecas, praça, teatro, ateliê de ciências e artes, ginásio de ginástica artística, quadras, parque, além de um complexo esportivo e o centro de treinamento para a equipe brasileira de handebol. Todos os equipamentos serão abertos à comunidade.

Além do CEU Vila São Pedro, a Prefeitura espera inaugurar também neste semestre a unidade localizada no Bairro Três Marias e que deve receber o nome do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel, assassinado há dez anos.

“Essa unidade está na fase de acabamento, que é demorada. No Vila São Pedro já estamos naquela fase de limpeza e no Três Marias estão colocando vidros e pisos”, disse Cleuza Repulho.
Já os CEUs Silvina e Havaí, na região do Grande Alvarenga, devem ser entregues no segundo semestre. Com a finalização de todas as unidades, São Bernardo espera criar mais de 8,8 mil vagas na rede de ensino e assim zerar o déficit de vagas na rede municipal.

Educação, lazer, cultura e esportes - Os CEUs (Centro Educacional Unificado) foram criados durante a gestão da ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (2000-2003). O complexo surgiu com a finalidade de aliar educação, lazer, cultura e esportes no mesmo espaço. Por isso, além de unidades escolares que atendem alunos do ensino básico e fundamental, os CEUs também são equipados com quadras, bibliotecas, teatro, entre outros. A Capital paulista possui hoje mais de 40 unidades.

No CEU Vila São Pedro, em São Bernardo, os equipamentos culturais e esportivos serão totalmente abertos à comunidade. Por conta disso, os blocos educacionais serão cercados por alambrado para evitar a circulação de pessoas não autorizadas nas escolas. Os acessos serão realizados pela rua Tiradentes ou rua Santo Antônio, onde fica a entrada do Crec (Centro Recreativo, Esportivo e Cultural) do bairro.

Em uma das vistorias realizadas no CEU, o prefeito Luiz Marinho comentou a intenção de unir as comunidades dos bairros Vila São Pedro e Vila do Tanque. “Nossa meta é ligar os dois bairros em volta do complexo”, disse o prefeito.

Por Rosângela Dias - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.