NOTÍCIA ANTERIOR
Ruas da região ganham 11,6 mil árvores
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mãe e filha morrem atropeladas na Zona Oeste de SP
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/09/2011 | Geral
CET multa em toda a cidade de SP motorista que desrespeita pedestre
CET multa em toda a cidade de SP motorista que desrespeita pedestre Motorista desrespeita pedestre na Avenida Paulista (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)
Motorista desrespeita pedestre na Avenida Paulista (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) irá ampliar nesta segunda-feira (19) a fiscalização do Programa de Proteção ao Pedestre para toda a cidade de São Paulo. As multas antes se restringiam apenas a motoristas que invadissem as faixas de pedestres no Centro e na Avenida Paulista.

A partir de agora, os agentes de trânsito irão reforçar a fiscalização de motoristas e motociclistas que deixarem de dar preferência aos pedestres durante a travessia. Os cerca de 2,4 mil agentes de trânsito irão priorizar os centros comerciais de bairros e os corredores de ônibus.

Também será ampliada a atuação dos orientadores de travessia nas faixas de pedestres. A partir desta segunda, serão 633 orientadores na rua e três equipes de mímicos, que irão aos principais corredores de tráfego da cidade, estações de Metrô e corredores de ônibus.

No início do mês, equipes de orientação da CET passaram a atuar em mais áreas que possuem cruzamentos com alto índice de atropelamentos: Largo 13 de Maio; Brás; Penha; Vila Maria; Jardim Paulista; Sapopemba; Itaquera; na região de São Miguel; e também nos corredores Campo Limpo/Rebouças/Centro; Parelheiros/Rio Bonito/Santo Amaro; Itapecerica/João Dias/Centro; Paes de Barros; Armando de Arruda Pereira e Mateo Bei.

Levantamento
Segundo a CET, o principal objetivo do programa é reduzir o número de acidentes envolvendo pedestres. Um levantamento feito pela companhia em 35 cruzamentos das regiões central e da Avenida Paulista mostra que houve uma redução de 69% no número de acidentes envolvendo pedestres após o início do Programa de Proteção ao Pedestre. Em maio e junho de 2010 foram 13 acidentes nestes pontos – nos mesmos meses de 2011, foram quatro acidentes.

As três principais infrações cometidas pelos motoristas em relação aos pedestres é o desrespeito quando ele já iniciou sua travessia, quando ele está atravessando em pontos sem semáforo ou quando ele não concluiu sua travessia em uma conversão.

Veja as infrações que os fiscais anotam agora em toda a cidade

Infração - Nível - Pontos - Multa
Deixar de dar preferência a pedestre ou a veículo não motorizado na faixa a ele destinada gravíssima 7 191,53

Deixar de dar preferência a pedestre ou a veículo não motorizado que não tenha concluído a travessia gravíssima 7 191,53

Deixar de dar preferência a pedestre ou a veículos não motorizado que esteja concluindo a travessia na transversal (quando o veículo faz conversão) grave 5 127,69

Deixar de indicar com antecedência, mediante gesto de braço/luz indicadora, mudança de direção grave 5 127,69

Parar sobre a faixa de pedestres na mudança de sinal luminoso média 3 85,12

Por G1, São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.