NOTÍCIA ANTERIOR
Papa pede que fiéis rezem por sua viagem ao Rio de Janeiro
PRÓXIMA NOTÍCIA
JMJ terá 30 mil homens para garantir a segurança do Papa e dos fiéis
DATA DA PUBLICAÇÃO 22/07/2013 | Geral
CET começa a multar carro que invadir faixa de ônibus na Paulista
CET começa a multar carro que invadir faixa de ônibus na Paulista Ônibus precisa deixar faixa exclusiva para não encostar em árvore (Foto: Letícia Macedo/ G1)
Ônibus precisa deixar faixa exclusiva para não encostar em árvore (Foto: Letícia Macedo/ G1)
Motorista que não respeita sinalização comete infração leve.

Nesta segunda, outras três faixas começam a funcionar na capital de SP.


A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) começa a multar nesta segunda-feira (22) os motoristas que desrespeitarem as faixas exclusivas para ônibus montadas nas avenidas Paulista e Doutor Arnaldo. Outras três novas faixas começaram a funcionar nas zonas Norte, Oeste e Leste - nestas, o motorista que desrespeitar as faixas de ônibus também já poderão ser multados, segundo a CET. A operação "Dá Licença Para o Ônibus" pretende instalar 220 km de faixas para os coletivos até o fim do ano em vias da cidade.

Na etapa de adaptação, a CET não multou os motoristas que desrespeitaram as faixas exclusivas da Paulista e da Dr. Arnaldo. Agora, quem não obedecer a sinalização cometerá infração leve - R$ 53,20 e três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

As faixas das avenidas Paulista e Doutor Arnaldo começaram a funcionar no dia 10 deste mês. Na Paulista, ela funciona entre a Praça Oswaldo Cruz e a Rua Augusta, nos dois sentidos, em um trecho de 2 km de extensão. Na Avenida Doutor Arnaldo, a nova faixa tem 710 metros e está implantada no sentido Centro, entre a Rua Galeno de Almeida e as proximidades da Rua Teodoro Sampaio. No sentido bairro, a faixa está entre as ruas Professor Ernest Marcus e Teodoro Sampaio.

A eficácia das faixas posicionadas à direita e sem recuo para os ônibus é questionada pelos motoristas. Porém, os profissionais ressaltam que é preciso aguardar o início da fiscalização e a volta às aulas para constatar qual será o verdadeiro impacto no tempo de viagem. Motoristas ouvidos pelo G1 apontaram que as novas têm buracos no asfalto e árvores sem poda.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), disse ter determinado que uma equipe ligada à Coordenação das Subprefeituras percorra as faixas de ônibus da cidade para identificar problemas que prejudiquem a circulação dos coletivos. Ele afirmou que irá priorizar investimentos no transporte público. Ele determinou até o final do ano a instalação de 220 km de faixas exclusivas para ônibus nas principais vias da cidade, para tentar melhorar a fluidez no trânsito dos coletivos. Segundo ele, o objetivo de aumentar a velocidade dos ônibus tem sido atingido.

Novas faixas
A Rua Zilda, na Zona Norte de São Paulo, ganha nesta segunda-feira um trecho de faixa no sentido Centro, entre a Rua Graciano Altiério e a Avenida Engenheiro Caetano Álvares, uma extensão de cerca de 100 metros. A faixa irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h. De acordo com a CET, nove linhas de ônibus que transportam aproximadamente 75,3 mil passageiros em um dia útil circulam pela rua durante o pico da manhã.

A Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, na Lapa, Zona Oeste de São Paulo, recebe uma faixa exclusiva à direita no sentido Centro, entre a Rua Barão da Passagem e a Avenida Mercedes, cerca de 500 metros. A partir desse ponto, ela se junta a outro trecho de faixa já existente. Os ônibus poderão circular com exclusividade por todo esse percurso de segunda a sexta, das 6h às 9h. A SPTrans diz que 28 linhas de ônibus utilizam a rua, transportando em torno de 181,5 mil passageiros em um dia útil.

A Rua Ibitirama, na Vila Prudente, Zona Leste da capital, terá um trecho de 300 metros de faixa à direita, no sentido Centro, entre a Rua José dos Reis e a Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Melo. A faixa será operada de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h. Pela via circulam 25 linhas de ônibus com cerca de 162,5 mil passageiros em um dia útil.

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.