NOTÍCIA ANTERIOR
Viação Estrela de Mauá tem mais uma derrota na Justiça
PRÓXIMA NOTÍCIA
Vacinação Contra Gripe em Mauá vai até o dia 10 de Maio
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/04/2013 | Cidade
Cerest organiza evento com apoio de Centrais Sindicais
Cerest organiza evento com apoio de Centrais Sindicais Trabalho preventivo é destacado como a principal ação para evitar acidentes. Crédito: Evandro Oliveira/ PM
Trabalho preventivo é destacado como a principal ação para evitar acidentes. Crédito: Evandro Oliveira/ PM
Mauá sedia evento regional comemorando o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Doenças e Acidentes de Trabalho

Evento conjunto organizado pelos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador - Cerest - dos municípios de Mauá, Santo André, Diadema e São Bernardo do Campo, aconteceu em Mauá nesta quinta-feira (25/04). A atividade lembrou o Dia Mundial em Memória as Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, instituído pela Organização Internacional do Trabalho em 28 de abril. O ato teve o apoio das Centrais Sindicais CUT, Força Sindical e UGT.

A data é considerada como um marco de reflexão e resistência às estatísticas que ainda apontam uma grande incidência de trabalhadores vitimados por acidentes ou doenças do trabalho.

O trabalho preventivo é destacado como a principal ação para prevenir, coibir e reduzir a ocorrência de tais situações. Esta ação deve ser integrada entre os Cerest, entidades representativas dos trabalhadores, empresas e setor público.

A mobilização dos trabalhadores e demais envolvidos na questão foi defendida pelo palestrante Antonio Jose de Arruda Rebouças. Advogado especialista em Direitos de Seguridade Social, ao ministrar a palestra com o tema “Pelo Fim dos Acidentes Graves e Fatais”, ressaltou a necessidade de mudanças em legislações que tratam do assunto.

A atuação do INSS foi detalhada por Fátima Conceição Gomes, gerente executiva do INSS de Santo André, ao falar sobre o Impacto dos Acidentes Graves e Fatais no INSS.

O Departamento Intersindical de Estudo e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho – DIESAT participou da atividade. Adma Maria Gomes, socióloga e presidente do Diesat, detalhou a atuação da entidade em pesquisas e assessoramento aos sindicatos.

O grupo de teatro do Cerest Santo André apresentou uma esquete teatral visando sensibilizar quanto às condições de trabalho enfrentada cotidianamente pelos trabalhadores.

O Cerest Mauá desenvolve ações de fiscalização e orientação em empresas visando melhorar os ambientes de trabalho com vistas à saúde e segurança do trabalhador. Vanderlei Luiz Paes, coordenador do Cerest Mauá afirma que “estas medidas têm contribuído para prevenir acidentes e doenças ocupacionais que vêm diminuindo gradativamente na cidade.”

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
25/09/2018 | CPTR oferece 20 vagas de emprego (25/09)
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6196 dias no ar.