NOTÍCIA ANTERIOR
Incêndio atinge topo da Trump Tower e fere três em Nova York
PRÓXIMA NOTÍCIA
Suicídio de garota-propaganda mirim após bullying choca Austrália
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/01/2018 | Internacional
Cerca de 3.700 foram presos em protestos no Irã, diz parlamentar reformista
Dado não é oficial e foi publicado em site do parlamento; até agora, falava-se em aproximadamente mil presos.

Um parlamentar reformista iraniano afirmou nesta terça-feira (9) que cerca de 3.700 pessoas foram presas nos protestos ocorridos no país nas últimas duas semanas, um número muito maior do que as autoridades já divulgaram.

A informação aparece em uma declaração de Mahmoud Sadegui, de Teerã, publicada no site oficial de notícias do parlamento iraniano. Sadegui afirmou ainda que diferentes forças de segurança e inteligência detiveram os manifestantes, o que dificulta aber o número exato de presos. Ele não deu mais detalhes nem disse de onde vem o dado sobre os 3.700 presos.

Segundo informações divulgadas no último dia 2 atribuídas a autoridades locais e representantes das forças de segurança, o número de presos era de aproximadamente mil.

Os protestos, nos quais manifestantes reivindicam melhores condições econômicas e menos corrupção no país, são os maiores já vistos no Irã desde 2009. Alguns dos que foram às ruas também pedem a derrubada do governo (veja vídeo nesta reportagem). Ao menos 21 pessoas foram mortas.

No último domingo (7), o procurador de Teerã, Abbas Jafari Dolatabadi, havia dito que 70 presos nos protestos haviam sido liberados nas 48 horas anteriores. Ele acrescentou que haveria mais liberações nas horas seguintes, com exceção dos principais líderes dos protestos, que seriam “tratados com seriedade”.

Também no domingo, parlamentares iranianos se reuniram em sessão fechada na qual foram informados por chefes de segurança das condições dos presos, segundo a agência estatal IRNA.

Por G1 - Associated Press
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.