NOTÍCIA ANTERIOR
Anvisa suspende comercialização de produtos com sibutramina
PRÓXIMA NOTÍCIA
Corte dos EUA rejeita ligação entre vacina e autismo
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/03/2010 | Saúde e Ciência
Cerca de 200 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe A em SP
A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo divulgou o primeiro balanço sobre a campanha de vacinação contra a Gripe A (H1N1). Nos três primeiros dias da campanha, que começou na última segunda-feira (8), cerca de 200 mil pessoas foram imunizadas contra a doença, o equivalente a 28,3% do total de trabalhadores da saúde, alvo inicial da campanha de vacinação.

Durante a primeira etapa da campanha, serão vacinados em todo o Estado 704,7 mil profissionais da área da saúde. Esta fase da campanha termina no próximo dia 19.

"É importante que os trabalhadores da saúde dos serviços envolvidos na resposta à pandemia estejam imunizados para que não se contaminem e possam manter o sistema de atendimento funcionando caso haja aumento do número de casos". explica a diretora da Divisão de Imunização, Helena Sato.

Os profissionais de saúde a serem vacinados são aqueles que trabalham em serviços de saúde envolvidos diretamente na resposta à pandemia, em 6,4 mil serviços de saúde do Estado, sejam eles públicos, privados ou conveniados, entre hospitais, prontos-socorros, Unidades Básicas de Saúde e unidades de Saúde da Família, entre outros.

Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, deverão receber a vacina médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam em investigação epidemiológica.

A vacinação dos profissionais de saúde ocorrerá no próprio local de trabalho dos profissionais.

Etapas

A segunda fase da vacinação contra a nova gripe, que começa no dia 22 de março, incluirá as gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos de idade e os portadores de doenças crônicas, asmáticos graves, diabetes, pessoas imunodeprimidas, cardiopatas e portadores de doenças respiratórias crônicas, dentre outros.

As gestantes poderão ser vacinadas entre 22 de março e 21 de maio. Já a vacinação para crianças de seis meses a dois anos e para os portadores de doenças crônicas terminará em 2 de abril.

Na terceira etapa da campanha, que ocorrerá entre os dias 5 e 23 de abril, será vacinada a população paulista de 20 a 29 anos de idade. E de 24 de abril a 7 de maio, quarta etapa da vacinação, receberão a vacina contra a gripe A os idosos com 60 anos ou mais e portadores de doenças crônicas. Os demais idosos irão tomar a vacina contra a gripe comum (sazonal).

Na última etapa, de 10 a 21 de maio, será a vez dos adultos com idades entre 30 e 39 anos tomarem a vacina.

Por Colaboração para a Folha Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.