NOTÍCIA ANTERIOR
Vans e furgões, um novo filão
PRÓXIMA NOTÍCIA
''Made in ... China''
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/08/2009 | Veículos
Cerato é mais que semelhança
Sem dúvidas, o novo Cerato não passará despercebido - ou pelo menos não deveria passar, principalmente para aqueles que estão interessados em ter um sedã médio. Vale a pena dar uma olhada no mais novo lançamento da Kia para o mercado brasileiro. O carro reúne design, bom acabamento, tecnologia e um preço competitivo.

Muitos podem considerá-lo um ‘genérico'' - mistura de Honda Civic (a frente parecida), com Toyota Corolla (a traseira alta) e Ford Focus (lateral fluida de linhas simples). Em parte faz sentido - os coreanos buscaram criar um modelo que reunisse as principais virtudes de seus concorrentes.

Com tanta mistura, poderia se considerar, então, o Cerato sem pedigree, uma colcha de retalhos sem personalidade. Mas não foi essa a impressão ao dirigir o sedã da Kia pela Serra do Mar, entre Mogi das Cruzes e Bertioga, no Litoral Norte de São Paulo.

Em todos os aspectos, o Cerato mostrou ter identidade própria, apesar de muitos detalhes externos lembrarem outros veículos. Marca essa nova personalidade Kia um padrão de acabamento interno que a montadora coreana começa a impor como, por exemplo, mostradores amplos e funcionais num painel inovador.

O espaço interno para pernas, braços e cabeças está também bem resolvido para quem viaja à frente ou nos assentos traseiros. Material utilizado nas portas - um plástico que parece couro mesmo no tato - da versão de entrada , disposição de porta-trecos e visibilidade também surpreendem.

Mas a melhor sensação ficou por conta do motor 1.6 16V a gasolina, de 126 cavalos a 6.300 rpm, com torque máximo de 15,9 mkgf a 4.200 rpm. Na versão mecânica, o propulsor mostrou-se arisco, com boa resposta, inclusive em aclives acentuados. Se o objetivo era esportividade, o ajuste foi acertado. Só que é muito ruidoso para quem prefere uma condução mais suave.

A transmissão automática de quatro velocidades, com opção de trocas sequenciais, por sua vez, não agradou - as trocas e retomadas são lentas, não lembrando em nada a caixa manual.

A Kia diz que se baseou em medição do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial ) para afirmar que, na versão mecânica, o Cerato faz na estrada 19 quilômetros por litro de gasolina - marca para lá de excepcional para um sedã de 4,53 metros de comprimento e 1,77 metro de largura, dimensões que batem concorrentes, como o Civic.

O presidente da Kia, José Luiz Gandini, disse que pretende vender até o fim do ano 3.000 unidades do Cerato, que ainda vai tentar tirar vendas do Honda City , Fiat Linea, VW Polo Sedan, Peugeot 307 Sedan e Nissan Sentra.

A versão de entrada do Cerato - que tem direção com assistência hidráulica progressiva, air bag duplo, CD player com MP3 e controle no volante, conectividade USB, além de rodas de liga leve aro 15 - parte de R$ 49,9 mil.

A segunda versão, também com câmbio manual, ABS e EBD, detalhes em aço escovado, tem preço de R$ 52,9 mil. A última versão, com transmissão automática e bancos em couro, já é vendida por R$ 57,9 mil. "São preços para brigar, mesmo recolhendo 35% de imposto de importação", afirma Gandini.

Por Wagner Oliveira - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.