NOTÍCIA ANTERIOR
IPT vai mapear poluição do trecho Sul do Rodoanel
PRÓXIMA NOTÍCIA
Muçulmana é impedida de fazer prova do Detran por usar véu
DATA DA PUBLICAÇÃO 15/10/2011 | Setecidades
Central de Convênios implanta programa 5S
Maior mantida da Fundação do ABC com mais de 5 mil funcionários, a Central de Convênios desenvolve neste segundo semestre o programa 5S. Também conhecido como Housekeeping e D’Olho na Qualidade, trata-se de conjunto de técnicas que visam a tornar o ambiente de trabalho limpo, organizado e saudável. Foi criado no Japão por donas de casa e levado ao mundo corporativo na década de 1960 por grandes empresas interessadas em implantar o sistema de qualidade total. A metodologia chegou ao Brasil somente na década de 1990 pelas mãos do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que adaptou à realidade nacional.

O programa reúne conceitos simples capazes de melhorar o ambiente de trabalho, o humor dos colaboradores e a maneira de conduzir atividades e atitudes rotineiras. A Central de Convênios-FUABC contratou a Valean Consultoria em Qualidade, que em julho último realizou planejamento e análise dos colaboradores e do ambiente de trabalho nas áreas administrativas. Foi nomeado comitê com 11 funcionários, responsáveis por auxiliar na implantação e execução de cada “S”, além de cobrar mudanças e sugerir melhorias.

Entre os passos iniciais, o comitê definiu a missão que passou a nortear os trabalhos: “Implementar com entusiasmo o programa 5S, auxiliando a equipe em gestão de mudança, buscando maximizar resultados, promover melhorias e reduzir custos, visando a alcançar a satisfação de nossos clientes”.

A sensibilização dos funcionários e o detalhamento do programa ocorreram em palestras e dinâmicas de grupo dia 9 de agosto. Os colaboradores estão divididos em 4 equipes e todos seguem cronograma de melhorias a serem implantadas até 25 de outubro. Os resultados mais expressivos serão premiados ao final do processo.

Traduzindo os “S”: O primeiro dos 5S é o “Seiri”, que diz respeito ao descarte. Estimula os funcionários a separar materiais úteis dos inúteis, mantendo no ambiente de trabalho o estritamente necessário. “Seiton” abrange organização, para que tudo esteja no devido lugar visando a agilizar e melhorar o desempenho. “Seisou” é o terceiro “S” e representa a limpeza, que deve englobar escritório, copa, áreas comuns e todos os demais setores da companhia. A higiene, ou “Seiketsu”, ensina a deixar o clima harmônico. Prega aos colaboradores que cuidem de tudo e deixem em boas condições para que seus pares também possam utilizar. O último “S” fala sobre manter a ordem. No “Shitsuke”, a ideia é dar continuidade ao que foi absorvido com o programa e ter atitudes positivas para manutenção da qualidade.

O programa 5S da Central de Convênios-FUABC engloba também a padronização do atendimento nos mais diversos setores, até mesmo na maneira de atender telefonemas. O objetivo é unificar condutas por meio da criação de protocolos e metodologias claras e sistematizadas de trabalho.

Por Informações à Imprensa com Eduardo Nascimento - Comunicação Fundação do ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.