NOTÍCIA ANTERIOR
Centros têm 527 vagas para Diadema
PRÓXIMA NOTÍCIA
Comércio quer faturar 12% a mais
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/05/2008 | Economia
Centrais definem agenda de mobilização do dia 28
As centrais sindicais vão mobilizar os trabalhadores em 19 estados do País nesta quarta-feira, Dia Nacional de Luta, em campanha pela redução da jornada sem diminuição dos salários. Cerca de 30 mil metalúrgicos do Grande ABC devem participar da ação, além do ato principal programado para a Praça da Matriz, em São Bernardo.

Nesta segunda-feira, seis centrais - CUT (Central Única dos Trabalhadores), Força Sindical, UGT (União Geral dos Trabalhadores), NCST (Nova Central Sindical dos Trabalhadores), CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil) e CTB (Central dos Trabalhadores do Brasil) - se reuniram na Capital para definir a mobilização na Região Metropolitana.

O objetivo é realizar protestos e manifestações das categorias, mas sem interromper atividades que prejudiquem a população. Por isso, transporte público e bancos não devem sofrer paralisação.

Além da mudança da jornada de 44 para 40 horas semanais, os trabalhadores também reivindicarão a assinatura da convenção 151 e 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que institui a negociação coletiva dos servidores públicos e proíbe a demissão sem justa causa, respectivamente.

As centrais devem manter a coleta de assinaturas para o abaixo-assinado que pede a redução da jornada. Contudo, o documento não deve ser entregue ao Congresso Nacional no dia 29, como estava previsto no início do movimento conjunto das centrais.

"Vamos trabalhar outra data para a entrega do abaixo-assinado. Queremos uma audiência pública e estamos pensando no dia 3 de junho", afirmou Wagner Freitas, secretário de Política Sindical da CUT.

Segundo Eleno Bezerra, vice-presidente da Força Sindical e presidente da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos), os dirigentes sindicais ainda irão conversar com os líderes da Câmara e do Senado para definir o melhor dia para a entrega do abaixo-assinado.

Região - No Grande ABC, os metalúrgicos devem iniciar a mobilização paulista com assembléias, às 7h, nas quatro principais montadoras de São Bernardo - Volkswagen, Scania, Ford e Mercedes-Benz, que programaram ação unificada.

Segundo o presidente eleito do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, além da redução da jornada, a categoria também vai pedir a alteração da tabela do Imposto de Renda. "Queremos mais alíquotas dos que as duas atuais - 15% e 27% - e um sistema mais justo."

Por volta das 10h, os dirigentes dos sindicatos da região fazem um ato em conjunto na Praça da Matriz, com a presença dos químicos, empregados da construção civil, rodoviários, servidores públicos, professores, bancários, entre outros.

Por Luciele Velluto - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.