NOTÍCIA ANTERIOR
Corredor Diadema-SP opera com problemas no primeiro dia útil após inauguração
PRÓXIMA NOTÍCIA
Felipe Andreoli e A Idade da Ameixa se apresentam no Teatro Municipal de Santo Andréþ
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/08/2010 | Setecidades
Censo 2010 inicia pesquisa no ABC para IBGE
Questionários que trazem perguntas sobre iluminação pública, saneamento básico, migração, nível educacional, rendimento familiar e mortalidade estão em ação por todo o Grande ABC. As operações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Censo 2010 iniciaram nesta segunda-feira (2). A estimativa é de que o levantamento seja concluído até o dia 15 de outubro. O último Censo aconteceu em 2000. As novidades, em termos de questões a serem respondidas pelos entrevistados, dizem respeito à inclusão digital, ao tempo no trajeto entre residência e trabalho, ao acesso a programas de renda do governo e à união entre pessoas do mesmo sexo.

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, convocou a população a colaborar com o trabalho do recenseamento, ressaltando a importância dos dados colhidos pelo IBGE. “Esses dados são fundamentais para planejarmos o que precisa ser feito na cidade a médio e longo prazo. É a partir deles que decidimos políticas públicas e direcionamos a aplicação de recursos, além de nos respaldar quanto a subsídios nas esferas estadual e federal”, salientou.

Já a secretária de Habitação de São Bernardo, Tássia Regino, destacou que a atualização das informações possivelmente permitirá à pasta conseguir mais subsídios para o programa “Minha Casa, Minha Vida”. “O último Censo aponta carência habitacional de aproximadamente 12 mil unidades e, a partir de nossos estudos que estão em andamento, já sabemos que hoje esse número não é inferior a 30 mil”, observou.

Caso o morador não seja encontrado, serão realizadas novas visitas em horários alternados. Os condomínios são os locais onde os funcionários encontram maior dificuldade de acesso. “Atualmente as pessoas têm muito medo de violência e, por isso, barram nossa entrada, o que dificulta muito nosso desempenho”, lamentou o coordenador do Censo na região, Reynaldo Beliziario.

Segundo Beliziario, para garantir a segurança será enviado aos condomínios um folder com a foto do recenseador, para que ele seja identificado. “Todos os pesquisadores se apresentarão devidamente uniformizados e com crachá de identificação no bolso esquerdo”, esclareceu.

E-mails - O IBGE não enviará e-mails ou correspondências com pedidos de informações para as residências que serão recenseadas, alertou ontem o chefe da instituição no Paraná, Sinval dos Santos. “A pesquisa só é feita (de maneira) presencial, pelo recenseador devidamente credenciado ou por meio da internet. Neste caso, o morador recebe uma senha para acessar o site do IBGE e fazer a transmissão dos dados”, explicou.

Por Estação Notícia - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.