NOTÍCIA ANTERIOR
Tempo de rodeio
PRÓXIMA NOTÍCIA
Cearense: na rota das falésias
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/05/2009 | Turismo
Cenário digno das telas
Famosa por suas falésias, dunas e fontes de água doce à beira-mar, Beberibe esconde cenários cinematográficos no mais fiel sentido da palavra. Não à toa, a cidade, localizada a 81 quilômetros de Fortaleza, já serviu de set de filmagem para longa-metragens, novelas e até para um reality show. Primeiro foi a novela Final Feliz, em 1982. Depois, o genial Hans Donner vislumbrou nos picos de areia avermelhada a inspiração para criar a emblemática cena de Isadora Ribeiro surgindo das águas na abertura do Fantástico. Daí por diante, o município nunca mais saiu das telas. Só de filmes foram cinco: Villa Lobos - Uma Vida de Paixão, Bocage, O Triunfo do Amor, Bella Donna e O Noviço Rebelde. Sem falar na fictícia Praia dos Anjos, que testemunhou em 2000 o triunfo da gordinha Elaine na primeira edição do programa global No Limite.

A aventura começa no distrito de Morro Branco, onde guias da própria região conduzem os turistas em meio a um labirinto de falésias das mais variadas tonalidades de areia. "Foi aqui que Didi gravou uma das passagens do filme O Noviço Rebelde", conta, cheio de orgulho, um dos guias.

Logo adiante, a casa onde foram gravados trechos de Final Feliz indica o início da sequência de lojinhas de artesanato, onde moradores dedicam-se à minuciosa arte das garrafas de areias coloridas sem se incomodar com o vaivém de visitantes.

Depois de passar pelo Labirinto de Morro Branco, os turistas seguem para a Praia das Fontes, sinalizada por bicas de água doce e cristalina que despencam das falésias à beira-mar. O percurso, de seis quilômetros, é feito de buggy sobre dunas que se erguem ao sabor dos ventos e se completa com a visita à Gruta da Mãe d''Água, cujo interior esconde uma fonte que só pode ser alcançada na maré baixa. Foi lá que a atriz Carolina Dieckman, a Açucena de Tropicaliente, filmou uma famosa cena sensual em 1994. E os nativos garantem: além da beleza, as águas da entrada subterrânea rejuvenescem.

Histórias à parte, vale estender o passeio até outro ponto deslumbrante do município: a Lagoa do Uruaú, cercada por coqueiros, jangadas e dunas a perder de vista. Pontos de mergulho no Canal do Uruaú e nos naufrágios dos navios Siqueira Campos e dos Remédios atraem praticantes de esportes náuticos à região.

Os 225 bugueiros de Beberibe realizam o roteiro completo ao custo de R$ 120, divididos por até quatro passageiros. E ofertas de hospedagem não faltam para acolher os visitantes. Ao todo, são 2.490 leitos, distribuídos em 24 estabelecimentos que vão de pousadas rústicas a luxuosos hotéis com sistema all-inclusive. A demanda justifica a fartura de quartos: só no ano passado, 176 mil pessoas visitaram a cidade, de apenas 46 mil habitantes.

De Woodstock à Broadway

Durante a década de 1970, Canoa Quebrada, distrito de Aracati, tornou-se paraíso de hippies vindos de todas as partes do Brasil. Hoje, o vilarejo de falésias avermelhadas já não manifesta o mesmo clima paz e amor dos tempos de Woodstock, mas mantém a fama de abrigar uma das praias mais conhecidas do Ceará.

O melhor passeio sai da vila e segue pela areia até Ponta Grossa, onde um mirante proporciona boas fotos. Além da vista, esta é a melhor maneira de conhecer a região, já que quase todos os acessos para carros são complicados e cheios de buracos.

Bugueiros oferecem o tour pela orla até Ponta Grossa passando pelas praias de Majorlândia, Quixaba, Lagoa do Mato, Fontainha, Retirinho e Retiro Grande. Pelas dunas, o trajeto ainda inclui lagoas de água doce que mudam de lugar ao sabor do tempo.

Os motoristas dos buggies são credenciados e cobram preços tabelados, para até quatro pessoas. Mas vale pedir indicação nos povoados para contratar um que seja legal e efetivamente responsável. Também é possível alugar um cavalo para conhecer Majorlândia a preços mais em conta.

Broadway - À noite, o agito se concentra na Broadway, com opções para as mais variadas preferências musicais. Tem o Bar do Reggae, o do Forró, um que toca pagode e dance music e o De Todo Mundo, que toca de rock a blues, com direito a mesa de sinuca. Nas noites de lua cheia - em especial durante a alta temporada -, no entanto, a Broadway costuma perder no quesito animação para os luaus à beira-mar.

Por Heloísa Cestari - Diário do Grande ABC / Enviada ao Ceará
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.