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DATA DA PUBLICAÇÃO 06/12/2007 | Economia
Celulares serão os preferidos neste Natal
O celular continuará sendo o carro-chefe do comércio neste Natal, considerada a melhor data para o varejo. A estimativa é que o Brasil termine o ano com 120 milhões de linhas ativas, contra 100 milhões em 2006 – um crescimento de 20%.

Segundo Eduardo Tude, presidente da Teleco, consultoria especializada em telecomunicações, as vendas de celulares devem crescer 25% neste mês se comparado ao mesmo período de 2006.

Ele explica que o motivo do aumento nas vendas de aparelhos e linhas se deve aos lançamentos de final de ano por parte das operadoras. “No início de 2008 o setor deve continuar em crescimento com as novas tecnologias e planos oferecidos.”

Operadoras
Aproveitando o período, as três operadoras do Estado de São Paulo – TIM, Vivo e Claro – se preparam para conquistar mercado.

A loja Central Claro, do ABC Plaza Shopping, em Santo André, espera aumentar suas vendas em, no mínimo, 70% neste mês, um aumento de 20% com relação ao mesmo período em 2006.

Já a loja autorizada Eletrocell, da TIM, no shopping, espera ter um acréscimo de 35% a mais nas vendas de aparelhos e linhas em relação aos outros meses do ano, superando apenas os índices do mês de maio, no Dia das Mães.

A Vivo também apostar registrar bons resultados nas vendas, mas não divulgou a expectativa de crescimento.

Clientes
Satisfeita com as promoções de final de ano, a relações públicas Elenice Garcia Bedoschi, 53 anos, que trocou seu celular há apenas uma semana, está pensando em presentear uma pessoa de sua família. “Como meu contrato vence todo final de ano, aproveito para trocar meu aparelho, participar das promoções e presentear familiares.”

Para unir o útil ao agradável, o bancário Fernando Zocarato, 28 anos, levou sua mãe, Maria do Carmo, 59 anos, para trocar o celular. “Viemos procurar um modelo que agrade nosso bolso e nosso gosto. Vamos aproveitar a época para usufruir das promoções”, afirma.


Operadoras investem pesado em planos e tecnologia


Para estimular a concorrência e agradar aos clientes, as operadoras investem em planos promocionais e novos aparelhos. Os consumidores podem encontrar diversos aparelhos celulares, com diferentes preços e planos.

A Claro oposta nos aparelhos smartphones ou 3G, que oferecem acesso à internet em velocidade rápida, além das chamadas com áudio e vídeo. Quanto às promoções, na compra de novos aparelhos do plano pós-pago, o celular poderá ser gratuito, além disso, o cliente pode falar durante seis meses para celulares da mesma operadora, por seis centavos o minuto, no Estado de São Paulo. Para o cliente que escolher o plano pré-pago a promoção valerá por 12 meses.

Já a Vivo, oferece aparelhos com câmera e MP3 Player a partir de R$ 10, no plano pós-pago. Além disso, neste Natal o cliente ganha bônus para falar a zero centavo em ligações locais com qualquer Vivo e fixo, por seis meses.

A empresa também oferece planos flexíveis, de acordo com a necessidade do cliente, como o plano Vivo Escolha, onde o consumidor monta o seu plano com a combinação de minutos e torpedos que precisa e ainda escolhe uma vantagem gratuita.

A TIM aposta nos planos. Exemplo disso, é que neste mês para o aparelho Nokia 1600, no plano pós-pago de R$ 35 mensais, o cliente pode falar 500 minutos à sete centavos o minuto, de TIM para TIM ou para fixo, seja qual for a localidade que o cliente esteja, com o mesmo DDD.

Por Tauana Marin - Especial para o Diário
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