NOTÍCIA ANTERIOR
Volkswagen mostra linha 2010
PRÓXIMA NOTÍCIA
Novo BMW Z4 chega ao Brasil
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/06/2009 | Veículos
Celta x Palio: as sombras do Gol
Há 22 anos o Gol reina absoluto no ranking de vendas do mercado brasileiro. Durante estas mais de duas décadas, vários foram os desafiantes que tentaram - sem sucesso - destronar o rei da Volkswagen. Dois destes postulantes, que seguem na luta e que, em 2009, ganharam novidades, foram colocados frente a frente pelo Diário: Celta Spirit (R$ 28.128) e Palio ELX (R$ 30.680) - ambos com propulsor 1.0.

Neste embate, quem levou a melhor foi o hatch da Fiat por apresentar melhor lista de equipamentos de série, maior gama de opcionais, design mais atual e acabamento superior. Para o Chevrolet, os únicos consolos são o preço mais em conta e o motor VHC E, que, mais potente, deixou o Celta mais esperto.

O triunfo do Palio começou a ser construído no visual. Apesar de lembrar a versão anterior - principalmente a lateral e a traseira -, o modelo rejuvenesceu com o novo conjunto óptico, adotando as lanternas de dupla parábola, idênticas às usadas no resto da família.

O para-choque dianteiro traz embutido os faróis de neblina e um aerofólio na parte superior da tampa do porta-malas tempera o hatch.

O interior também brilha. O acabamento denota requinte superior à maioria dos chamados populares. Não chega a ser um carro sofisticado - muita calma nessa hora -, mas os plásticos utilizados têm qualidade ideal e os painéis das portas são revestidos com tecido,mais agradáveis ao toque.

A posição ao dirigir não é a melhor possível. Mas com os ajustes de altura do volante e do banco do motorista (opcional), a sensação de desconforto é minimizada. O espaço interno, por sua vez, deixa um pouco a desejar. A distância entre os eixos é de apenas 2,37 metros. A capacidade do porta-malas é de 290 litros.

Série e opcionais - Os equipamentos de série do Fiat agradam por se tratar de um veículo de entrada. Destaque para a direção hidráulica - opcional no Celta. O computador de bordo também agrega requinte.

No quesito opcionais, o Palio simplesmente sobra. Freios com ABS, air bag duplo, CD player com MP3 e rodas de liga leve são itens disponíveis que, no Chevrolet, não são oferecidos.

Desempenho - Por tratar-se de um popular de baixa cilindrada, o desempenho, definitivamente, não foi um quesito analisado com total rigor. No entanto, o Palio mostrou rendimento satisfatório. O motor 1.0 Fire Flex proporciona 73 cv (gasolina)/75 cv (álcool) a 6.250 rpm e torque de 9,5 mkgf (g)/9,9 mkgf (a) a 4.500 rpm. O fôlego é ofuscado só pelas gordurinhas a mais, afinal, são 970 quilos.

A suspensão é bem acertada. Macia, privilegia o conforto e o rodar suave. Entrar nas curvas em alta velocidade, entretanto, não transmite confiança. O câmbio deixa um pouco a desejar. Os engates não são precisos.

Por Marcelo Monegato - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.