NOTÍCIA ANTERIOR
Cadastramento para isenção de IPTU em Mauá vai até 31 de outubro
PRÓXIMA NOTÍCIA
Justiça de Mauá mantém sindicância contra Manoel
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/07/2016 | Cidade
Cegos de Mauá fabricam bengalas sociais
Cegos de Mauá fabricam bengalas sociais Montagem e confecção são feitos por deficientes visuais que participam da Amadevi. Foto: Divulgação
Montagem e confecção são feitos por deficientes visuais que participam da Amadevi. Foto: Divulgação
Equipamento é oferecido com preço menor que o de mercado e vem com sinalização noturna

Uma bengala comum no mercado pode custar mais de R$ 120 reais. O valor pode ser irrisório para algumas pessoas, mas muitos deficientes visuais não conseguem pagar essa quantia. Em Mauá, essa história moveu a Amadevi (Associação Mauaense de Assistência e Apoio aos Deficientes Visuais) a fabricar esses equipamentos de baixo custo – menos da metade do valor comercial. E essas bengalas dobráveis são montadas por pessoas que também perderam a visão.

A bengala para o deficiente visual serve para tatear o trajeto percorrido. Ela é dobrável, o que permite o usuário diminuir o tamanho e facilitar o manejo. O projeto ganhou corpo no início deste ano. Ao contrário do que acontece em lojas especializadas, as bengalas da entidade são feitas por encomenda e são individuais, obedecem à estrutura corpórea do deficiente.

Para manter o valor de venda baixo, a entidade fez parceria com lojas de tubulações metálicas. A liga é mais frágil e mais leve que as bengalas comerciais. Mas conseguem suportar o dia a dia e contam com um diferencial: adesivos de sinalização noturna. “O nosso objetivo é atender o deficiente que não possui condições financeiras para comprar uma bengala. É um sonho antigo que temos e agora está ganhando corpo”, comentou o vice-presidente da Amadevi, Claudomiro Camargo.

O trabalho é feito pelo Centro Público de Economia Solidária, que fica no Jardim Sônia Maria. A tubulação do corpo da bengala chega cortada para os montadores. Além de Camargo, três associados da Amadevi que são deficientes visuais participam da montagem. “É simples e conseguimos fazer em pouco tempo. O importante é que são bengalas individuais, temos de tirar as medidas da pessoa para que a bengala atenda às necessidades do deficiente”, comentou Camargo.

A Amadevi também oferece assessoria social para os deficientes visuais, além de cursos como computação e mobilidade. “A bengala é uma identidade do deficiente. Muitas pessoas possuem apenas parte da capacidade visual, mas mesmo assim têm de usar a bengala”, explicou o vice-presidente.

“Também oferecemos um trabalho de orientação para pessoas que perderam a visão depois de adultas. É um processo difícil, mas conseguimos mostrar como ela pode tocar a vida”, falou.

Por Renan Fonseca - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.