NOTÍCIA ANTERIOR
Mercedes abre PDV e quer atingir excedente de 2.000 trabalhadores
PRÓXIMA NOTÍCIA
Nota paulista muda, mas crédito ainda abate IPVA
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/07/2015 | Economia
Cegonheiros chegam a acordo e greve acaba
Cegonheiros chegam a acordo e greve acaba Foto de Divulgação
Foto de Divulgação
Terminou ontem a greve parcial dos motoristas de caminhão-cegonha responsáveis pela distribuição dos carros zero-quilômetro fabricados pela Volkswagen em todo o País. Após quatro dias de manifestações, a montadora chegou a acordo com prestadores de serviço e irá manter o emprego de aproximadamente 20 mil cegonheiros no Brasil, sendo 5.000 no Grande ABC.

No início da tarde de ontem, a Volkswagen anunciou que a entrega dos veículos para as concessionárias do País continuará sendo feita pelas quatro empresas contratadas: Brazul, Tegma, Transauto e Tranzero. Essas companhias repassam o frete a cerca de 3.600 prestadores de serviço, entre motoristas autônomos e pequenas e médias empresas.

No início do mês, a montadora iniciou processo de “verificação e análise do posicionamento de preços de um serviço dentre as opções disponíveis no mercado”. Segundo o vice-presidente do Sindicato Nacional dos Cegonheiros, Jaime Ferreira dos Santos, a intenção da Volkswagen era deixar a tarefa sob responsabilidade da JSL (Júlio Simões Logística), empresa que já atua no ramo de transporte fretado de funcionários da fábrica. A JSL foi procurada nesta semana e disse que as informações eram apenas “especulações”.

A decisão pela manutenção dos contratos atuais foi tomada após reunião na manhã de ontem entre representantes da Volkswagen e das quatro distribuidoras. A notícia de que as mudanças não seriam efetivadas foi recebida com festa pelos trabalhadores, que fizeram carreata pelos bairros Demarchi e Terra Nova, em São Bernardo. “Graças a Deus, nosso apelo foi atendido. A montadora resolveu fazer o que ela sempre fez, que foi conversar”, diz Santos.

O sindicalista informa que a categoria deverá se reunir com as empresas nas próximas semanas para discutir melhorias na prestação do serviço. “São adequações, até para superarmos mais uma crise que o Brasil está passando. É preciso fazer isso e somos solidários”, comenta.

Presidente da comissão de transportes e comunicações da Assembleia Legislativa de São Paulo, o deputado estadual Orlando Morando (PSDB) elogiou o resultado da negociação entre as partes. “O acordo é sempre o melhor caminho. Parabenizo os cegonheiros, as empresas de logística envolvidas e também a direção da montadora que, de maneira pacífica e ordeira, buscaram entendimento.” O parlamentar salienta que a manutenção dos empregos em momento de retração no País é fundamental para a retomada no crescimento da economia brasileira. “Essa manifestação só teve ganhadores”, acrescenta o tucano.

A Volkswagen emitiu nota à imprensa no início da noite de ontem em que “esclarece que a recente tomada de preços no mercado é prática usual e regular, e que os atuais prestadores de serviços terão seus contratos mantidos mediante o compromisso de busca conjunta de oportunidades de redução de custos”.

Por Fábio Munhoz - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.