NOTÍCIA ANTERIOR
''Os Simpsons'' com seu criador
PRÓXIMA NOTÍCIA
Gisele Bündchen será mãe de uma menina
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/10/2009 | Cultura
Catalogando Heróis
O cinema se destaca por dar vida às mais mirabolantes ideias e as histórias em quadrinhos tiveram seu universo transportado para as telonas por muitas vezes. A recente invasão de figuras heróicas em Hollywood incentivou a elaboração do livro "Super-Heróis no Cinema e nos Longas-Metragens da TV "(Ed. Europa, 148 págs., R$ 39,90). Escrito pelo jornalista André Morelli, o projeto cataloga mais de 150 produções que tem como tema o mundo dos poderosos personagens das HQs.

"Existiam livros individuais sobre as duas linguagens, mas não um que unisse essas duas vertentes", diz Morelli. "Como sou fã de ambas as mídias, consegui transitar bem entre os universos."

A publicação faz parte do acervo da Biblioteca Mundo dos Super-Heróis, série de lançamentos especiais da revista especializada Mundo dos Super-Heróis - na qual o autor trabalha. "Estamos no auge desse gênero", acredita.

Seguindo os moldes de diversos almanaques, o livro apresenta resenhas de produções oficiais, curta-metragens e materiais "piratas" (feito por amadores). Fichas informativas em relação aos filmes e suas fontes inspiradoras em quadrinhos acompanham as mais de 1.000 imagens.

O jornalista optou por dividir o livro em ordem alfabética com o intuito de mostrar a evolução das figuras que tem mais de uma adaptação. "Os personagens são os mesmos, mas as interpretações são sempre diferentes. O interessante é observar essa evolução", explica.

Morelli levou cerca de um ano para assistir a todo o conteúdo do livro. Apesar da bagagem como profissional do gênero, sua produção favorita é o recente "Batman - O Cavaleiro das Trevas" (2008), do diretor Christopher Nolan. "A trama é ótima. Assisti poucas vezes porque é um filme que me esgota psicologicamente." A preferência parece não só do autor, já que o filme tem a maior bilheteria entre as adaptações dos quadrinhos, com renda de US$ 1 bilhão.

Outro destaque é a aventura "Superman - O Filme" (1978), de Richard Donner e protagonizado por Christopher Reeve (1952-2004). Segundo Morelli, "foi a primeira vez que uma adaptação foi levada a sério. Ele (o filme) abriu os olhos do grande público para esse universo e dos produtores, que perceberam o potencial desse tipo de produção."

Além das milionárias fitas hollywodianas, o mercado informal possibilita o público a assistir pérolas como o turco 3 Dev Adam (1973). O filme trash mostra a cidade de Istambul sendo atacada por grupo comandado pelo maléfico Homem-Aranha. O vilão deve ser detido pela inusitadas dupla formada por Capitão-América e o lutador mexicano El Santo.

A horrível mistura de personagens e a produção capenga é aclamada pelos fãs do cinema e dos quadrinhos. "Tudo beira o absurdo. O filme é tão ruim que ele é cultuado em todo o mundo", comenta Morelli, que deve à internet agradecimento especial para ter acessos a grande parte do acervo do livro.

Por Luís Felipe Soares - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Cultura
25/09/2018 | Encontro com o passado
21/09/2018 | ''Sou muito feminino, isso é uma grande qualidade'', diz Chay Suede a Pedro Bial
20/09/2018 | Avril Lavigne lança Head Above Water, música sobre a doença a qual sofre
As mais lidas de Cultura
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.