NOTÍCIA ANTERIOR
Árvore de Natal do Ibirapuera é inaugurada na Zona Sul da capital
PRÓXIMA NOTÍCIA
Ciclofaixa noturna da Paulista estreia com trenó iluminado
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/12/2012 | Geral
Castello Branco ganhará dois outlets a menos de 15 km de distância um do outro
Castello Branco ganhará dois outlets a menos de 15 km de distância um do outro Woodbury Common, outlet nos EUA do grupo Simon, que é parceiro do Castelo Premium Outlets
Woodbury Common, outlet nos EUA do grupo Simon, que é parceiro do Castelo Premium Outlets
Melhor de sãopaulo - Compras A disputa dos outlets pelo consumidor brasileiro vai ganhar um novo endereço. E não se trata de nenhuma rodovia na Flórida, destino preferido dos turistas que viajam aos Estados Unidos e por lá desembolsam cerca de US$ 6 bilhões por ano.

A briga agora é a menos de 100 km de São Paulo: na rodovia Castello Branco, que liga a capital à região oeste do Estado. Duas grandes incorporadoras de shoppings, a JHSF e a BRMalls, estão apostando suas fichas na estrada por onde circulam diariamente cerca de 40 mil veículos.

O primeiro a abrir deve ser o Catarina Fashion Outlet, da JHSF, a mesma do shopping Cidade Jardim. Localizado no km 60, deve ser inaugurado no primeiro semestre de 2013 com 120 lojas. "Será integrado a um dos maiores empreendimentos imobiliários do país, o Catarina, composto por módulos que reunirão áreas residenciais, um complexo de escritórios, hotel, centro de convenções e um aeroporto privado", diz Robert Harley, diretor de shoppings da empresa.

As oito fases do projeto devem consumir R$ 1,6 bilhão, R$ 80 milhões só para o outlet, e levar de 10 a 12 anos para serem concluídas. Segundo Harley, o terreno, uma área de 7 milhões de metros quadrados em São Roque (SP), foi comprado há seis anos, e a escolha da Castello está ligada ao fato de a rodovia ter alto fluxo de veículos.

Para ele, existe hoje uma grande demanda por esse tipo de negócio no Brasil e um interesse dos lojistas em ampliar os pontos de oferta de seus produtos, com a vantagem adicional de poderem escoar o estoque remanescente de coleções anteriores.

A empresa não divulga qual percentual mínimo de desconto será praticado no Catarina, mas a sãopaulo apurou que, nesse tipo de empreendimento, o abatimento mínimo estipulado em contrato é de 30%. "Existe a premissa dos descontos pelos lojistas, que têm uma grade de índices variável. Além disso, em alguns casos há itens de fabricação específica para outlets", limita-se a dizer Harley.

Enquanto a JHSF corre para abrir seu empreendimento, a BRMalls guarda a sete chaves os detalhes de seu Castelo Premium Outlets, que ficará no km 46 da rodovia. Para tirar o projeto do papel, a brasileira se juntou neste ano à gigante americana Simon Property Group, que tem participação em mais de 70 outlets nos EUA.

Entre os endereços norte-americanos, estão queridinhos dos brasileiros, como Sawgrass Mills, na Flórida, e Woodbury Common, em Nova Jersey.

É essa parceria que pode dar um diferencial ao empreendimento e justificar a presença de dois centros de compras tão próximos um do outro. Ao menos é o que defende André Costa, diretor de locação da consultoria imobiliária Jones Lang LaSalle.

"A maior dificuldade não é ter consumidor, mas mercadoria para dois outlets tão próximos um do outro", diz Costa. "Vai ocorrer uma sobreposição. Mas, com a Simon, eles podem trazer marcas de fora para ter diferencial."

De acordo com o diretor da Jones Lang LaSalle, a ideia do Premium Outlets é anterior ao do Catarina, mas acabou sendo adiada porque, com a entrada da Simon no negócio, esta pediu alterações no projeto. Costa afirma que a Jones Lang participou do planejamento e da comercialização das lojas antes da compra pela BRMalls e que no início deste ano 75% dos espaços já estavam vendidos.

Alexandre Dias, diretor de marketing e varejo da General Shopping, dona do Outlet Premium São Paulo, aberto em 2009 na rodovia dos Bandeirantes, vê com ressalvas os dois outlets. "É preciso saber se os lojistas vão ter mercadoria para a demanda."

De qualquer forma, a empresa não espera sentada pela concorrência que virá: já tem projeto para dobrar a capacidade do estacionamento, passando das atuais 1.200 vagas para 2.500, e pretende expandir o número de lojas em 30%, hoje são cem, com uma fila de espera de 20 marcas.

MERCADO AQUECIDO

Três anos após a inauguração do Outlet Premium São Paulo, na rodovia dos Bandeirantes, o primeiro do gênero no país após tentativas malsucedidas nos anos 1990, o mercado de outlets está movimentando o mercado imobiliário. O Premium Outlets São Paulo, por exemplo, deve ser apenas o primeiro de uma série que a BRMalls e a Simon farão em conjunto.

Apesar do otimismo, André Costa, diretor de locação da Jones Lang LaSalle, afirma que, enquanto por aqui os lojistas ainda trabalham apenas com as sobras das coleções passadas, nos Estados Unidos há uma produção específica para atender aos outlets.

Por Cleide Floresta - Colaboração para a Folha
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.