NOTÍCIA ANTERIOR
Escola de Santo André registra surto de gastroenterite
PRÓXIMA NOTÍCIA
Governo federal adia sonho da casa própria de 16.250 famílias
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/09/2015 | Setecidades
Casarão histórico pode ser demolido
Casarão histórico pode ser demolido Foto: André Henriques/DGABC
Foto: André Henriques/DGABC
No mesmo dia em que Ribeirão Pires dá início ao 13º Congresso de História do Grande ABC, a cidade lamenta a possibilidade de perder o casarão de Herbert Richers, uma de suas construções históricas mais importantes. Conforme o Diário apurou, a Lojas Cem, atual proprietária do imóvel que pertenceu ao produtor de cinema, pretende demolir a casa nos próximos 15 dias, desrespeitando tombamento provisório do bem, para realizar compensação ambiental no terreno.

A equipe do Diário foi até o local e verificou que a construção parece abandonada, apesar de haver luz externa acesa. Uma moradora que não quis se identificar afirmou que uma família vive ali. “É uma judiação ver a construção nesse estado. Não cuidam direito.”

A unidade da Lojas Cem foi erguida em frente ao casarão, onde antes ficava o jardim da residência, construída na década de 1950. No local, os funcionários não souberam informar sobre a demolição ou se há moradores na casa.

A resolução de tombamento provisório do bem foi publicada em abril pela Prefeitura, porém, os proprietários não estariam interessados no processo porque alegam necessidade de realizar compensações ambientais impostas pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) por conta da construção da loja. No entanto, segundo informações da própria Cetesb, o plantio não precisa ser feito necessariamente no local.

Conforme o integrante do Instituto do Patrimônio do ABC Adalberto Dias de Almeida, o fato de não haver tombamento oficial torna o processo delicado. “O que sei é que a Prefeitura não expediu autorização de demolição. Estamos tentando segurar o pedido da Lojas Cem”, contou.

O Diário questionou a Prefeitura, que informou que ontem o Conselho de Defesa do Patrimônio protocolou ofício solicitando o tombamento oficial da Casa Herbert Richers. O posicionamento da administração será determinado ainda nesta semana, segundo a administração municipal.

“A casa é um destaque arquitetônico da época. Fora isso, lá passaram diversas figuras importantes, como o humorista Otello Zeloni e o apresentador Jô Soares. Muitas pessoas têm ligação com o imóvel, onde eram discutidos lançamentos e produções de filmes. O Vera Cruz, em São Bernardo, e o casarão são os únicos ícones do cinema no Grande ABC”, afirmou Almeida.

Congresso tem quatro dias de programação sobre história

Com o tema História, Diversidade e Identidade: o que nos une?’, o 13º Congresso de História do Grande ABC tem início hoje em Ribeirão Pires. Com apoio do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, esta edição dará destaque aos aspectos culturais e históricos de cada município para estimular a reflexão em torno da preservação da memória regional. O evento vai até sábado.

Entre os temas que serão discutidos estão Historiografia do Grande ABC, Memória 2.0: Internet, Redes Sociais e Memória Regional, História do Uso da Água na Região do Grande ABC, Diversidade e Identidade Cultural I: a Questão Étnica na História do Grande ABC, entre outros. Também haverá oficina com o tema do patrimônio histórico em Ribeirão Pires.

Além de palestras e debates, o evento contará com performances artísticas e passeio turístico pelo município, entre outras atividades.

O congresso acontece na Avenida Coronel Oliveira Lima, 3.345, no edifício das Faculdades Integradas de Ribeirão Pires.

Por Yara Ferraz - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.