NOTÍCIA ANTERIOR
Cientistas criam técnica para detectar uso de drogas ou manuseio de camisinha por impressão digital
PRÓXIMA NOTÍCIA
Cientistas desvendam por que leite materno tem moléculas de açúcar que bebês não digerem
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/10/2017 | Saúde e Ciência
Carvão ativado: Bem Estar explica seus usos, benefícios e contraindicações
Tanto o carvão ativado (ou ativo) quanto o carvão da churrasqueira são do tipo vegetal. A principal diferença entre eles é a matéria-prima e o tamanho da partícula.

Tanto o carvão ativado (ou ativo) quanto o carvão da churrasqueira são do tipo vegetal. A principal diferença entre eles é a matéria-prima e o tamanho da partícula. O carvão ativado é proveniente da queima da cortiça, de lascas de madeira, e por isso ele é bastante poroso e está em forma de pó. O carvão da churrasqueira vem da lenha, de uma madeira mais dura e, mesmo que você triture, ele não vira pó.

Por ser poroso, o carvão ativado é comparado a uma esponja, olhando com um microscópio superpotente é possível ver isso claramente.

Essa alta capacidade de absorção, deu ao carvão ativado a função de tratar os casos de intoxicação. Quando uma pessoa intoxicada por produtos químicos ou veneno chega à emergência, os médicos aplicam doses concentradas de carvão ativado diretamente no estômago, via sonda. Após alguns minutos, o carvão é aspirado para fora. Nesse caso, ele absorve o conteúdo tóxico.

Além disso, o carvão ativado é usado em filtros de água para absorver as impurezas, mas uma curiosidade interessante é que ele não absorve água. Isso ocorre porque a composição química do carvão faz com que ele tenha mais afinidade com componentes oleosos.

Alimentação - Virou moda nos Estados Unidos e veio para o Brasil: detox com carvão ativado. As pessoas trocaram o suco verde pelo suco preto e começaram a tomar diariamente cápsulas de carvão ativado com a promessa de desintoxicação e rejuvenescimento.

Só que não existe qualquer comprovação desse benefício, segundo os dois convidados do programa. O professor Guilherme ressalta ainda sobre o perigo da ingestão diária desse composto químico, pode absorver nutrientes e fármacos que têm afinidade com ele. Ou seja, a pessoa pode ter um prejuízo nutricional ou não ter o efeito daquele remédio que tomou mais cedo. A constipação também pode ocorrer com o consumo elevado do carvão ativado.

Estética - O carvão ativado vem se destacando na estética. Com o alto poder de absorção e a afinidade com o óleo, ele é indicado para controle da oleosidade da pele.

O carvão ativado também tem sido usado como uma forma sustentável para dar cor aos produtos, tendo em vista que é uma fonte vegetal.

Produtos que usam o carvão ativado: shampoo a seco - ajuda a eliminar a oleosidade e dá cor aos fios. Bom para quem tem o cabelo grisalho e quer disfarçar. Máscara da face - controle da oleosidade. Sabonete - também controla a oleosidade. Maquiagem.

Por G1, São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.