NOTÍCIA ANTERIOR
Pisca-piscas de Natal oferecem risco
PRÓXIMA NOTÍCIA
Net corta mais de 900 ligações clandestinas no Grande ABC
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/12/2008 | Cidade
Cartas para o Papai Noel já podem ser adotadas nos Correios
A proximidade do Natal faz com que a vontade de ajudar o próximo fique mais acentuada nas pessoas. Pensando nisso, os Correios oferecem desde o dia 17 de novembro a possibilidade de ''adotar'' um pedido endereçado ao Papai Noel. A idéia surgiu em 1994 entre os próprios funcionários da empresa, que, comovidos com cartas que chegavam ao ''bom velhinho'', respondiam a algumas delas.

O projeto funciona da seguinte maneira: depois que as cartinhas com os pedidos chegam às agências dos Correios, elas passam por uma triagem e, em seguida, ficam expostas para que as pessoas interessadas possam adotá-las.

No ano passado, das 4.553 cartas enviadas aos Correios no Grande ABC, 2.514 foram adotadas. As que não são escolhidas, recebem uma outra carta escrita por funcionários, com palavras de esperança, carinho e solidariedade, já que o principal objetivo do programa é não deixar morrer a crença que as crianças têm no Papai Noel.

Na última sexta-feira, a moradora de Santo André Fátima Pansani, 40 anos (foto), levou o marido e o filho a uma unidade dos Correios para escolherem uma carta, mas acabaram saindo com três. "Acho muito importante esta iniciativa de poder fazer o bem a alguém", disse. Apesar da pouca idade, o filho Gustavo, 8 anos, também aprova a atitude. "Acho legal ajudar os outros. Quando crescer, vou fazer a mesma coisa", afirma.

Este é o segundo ano que Fátima participa do projeto. Em 2007, ela conta ter ficado comovida com um pedido inusitado. "Uma menina pedia uma caminha, porque ela dormia no meio dos pais e gostaria muito de ter sua própria cama", conta. Como já tinha o móvel sobrando em casa, Fátima só o lixou, pintou, fez um embrulho bonito e entregou o presente.

Os pedidos enviados ao Papai Noel se distribuem entre bicicletas, bonecas, celulares e até computadores. O conteúdo das cartas é um dos fatores que a dona-de-casa Kátia Astolfo, 33, utiliza para se decidir. "Levo em consideração o lugar que a criança mora e o presente que quer ganhar. Geralmente, levo a que mais me comove", afirma.

Na agência central dos Correios em Santo André, na Praça IV Centenário, o espaço reservado à boa ação tem movimento constante. Segundo os funcionários da unidade, a toda hora passa alguém para dar uma olhadinha nos pedidos.

Seleção - A triagem das cartas é feita pelos próprios funcionários, que descartam as que não têm remetente ou as repetidas. Os pedidos enviados por adultos são separados, enquanto os enviados por crianças de até 12 anos são cadastrados para receberem uma carta-resposta. Em seguida, ocorre a separação por tipo de presente solicitado e, enfim, as cartas são disponibilizadas para leitura e eventual adoção nos diversos pontos cadastrados.

O projeto em 2008 teve início no dia 17 de novembro e o prazo final para a entrega dos presentes é em 15 de dezembro.

Os interessados em adotar uma carta devem procurar as seguintes agências dos Correios:

Santo André:
- Praça IV Centenário, 06.

São Bernardo:
- Av. Brig. Faria Lima, 845.

São Caetano:- Rua Manoel Coelho, 104.

Diadema:
- Av. Nossa Senhora das Vitórias, 199.

Mauá:
- Praça 22 de Novembro, 81.

Ribeirão Pires:
- R. João Domingues de Oliveira, 306.

Por Heloisa de Assis - Especial para o Diário Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.