NOTÍCIA ANTERIOR
Casais curtem frio no Festival de Chocolate
PRÓXIMA NOTÍCIA
Campanha contra paralisia continua
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/08/2010 | Setecidades
Cartão Legal inicia cadastramento de deficientes
Começou nesta segunda-feira (16/08) o cadastramento do Cartão Legal, o bilhete único de São Bernardo, para as pessoas portadoras de deficiência e acompanhantes, caso necessitem. O movimento ficou aquém do esperado. Até às 13h, 172 pessoas haviam se cadastrado.

Para o responsável pela loja do Cartão Legal, Mauro Novais, o frio pode ter desanimado as pessoas que pretendiam ir até a região central da cidade para se cadastrar. "Esperávamos pelo menos 250 pessoas na parte da manhã, mas este é só o primeiro dia, imagino que esse processo deve durar por mais dois meses, pelo menos", disse. Essa categoria contempla aproximadamente 18 mil pessoas na cidade. O cadastramento para os idosos com mais de 60 anos continua.

Os usuários interessados no serviço têm três opções para fazer o cadastramento: agendar visita na própria loja, pelo telefone 0800-7710191 ou ainda pelo site www.cartaolegal.com, que dará preferência de atendimento às pessoas com deficiência. Quem vai direto à loja pode se cadastrar, mas o agendamento prévio tem prioridade de atendimento.

De acordo com o diretor operacional da SBCTrans, Nelson Ribeiro, o esquema para as crianças terá um diferencial. "Agentes irão até a escola, elas não precisam ir à loja", explicou.

Procedimento - Para dar entrada no Cartão Legal, é necessário apresentar os seguintes documentos: carteira de gratuidade atual, RG, CPF (não obrigatório para menores de idade), RG e telefone do acompanhante ou responsável só para constar na documentação, além de comprovante de residência nominal no período máximo de três meses.

É preciso também apresentar a certidão de casamento, laudo médico com o Código Internacional da Doença (CID), certidão de curatela, emitido em caso de interdição de pessoas com deficiência maiores de 18 anos, e carta com o número do INSS, caso seja beneficiário. Os menores de idade devem anunciar o nome dos pais ou responsáveis legais.

O cartão será entregue na hora para as pessoas que já possuem gratuidade. Já para os novos usuários, a documentação será avaliada pelo médico do sistema e após uma semana o solicitante será comunicado sobre a aprovação do processo.

A loja do Cartão Legal fica na rua Marechal Deodoro, 769, Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Por Marina Bastos - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.