NOTÍCIA ANTERIOR
Operação Cidade Linda, promovida por Doria, já começou neste domingo em SP
PRÓXIMA NOTÍCIA
''Gente boa também mata'', diz slogan de campanha do Ministério dos Transportes
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/01/2017 | Geral
Carro com mais de uma pessoa poderá usar viaduto na Avenida Nove de Julho
Prefeitura vai liberar via que foi fechada para automóveis em 2015 e reservada apenas para ônibus; medida busca melhorar o trânsito e vai ser fiscalizada

A Prefeitura de São Paulo vai liberar a presença de carros compartilhados no Viaduto Plínio de Queiroz, na região central de São Paulo, a partir da próxima sexta-feira (6). A informação foi divulgada nesta terça-feira (3) pelo Bom Dia São Paulo. O viaduto faz parte da Avenida Nove de Julho e passa sobre a Praça 14 Bis.

A medida será tomada pouco mais de um ano após a administração municipal vetar a presença dos carros no viaduto, que desde novembro de 2015 é reservado apenas para os ônibus. Em dezembro, o então prefeito eleito João Doria havia afirmado que liberaria a via para todos os automóveis. A liberação, porém, será apenas parcial, para os veículos com mais de uma pessoa dentro.

O secretário dos Transportes da gestão de João Doria (PSDB), Sérgio Avelleda, afirmou que o viaduto acabou ficando subutilizado ao se tornar exlusivo para os ônibus. Já a parte de baixo, o entorno da Praça 14 Bis, que recebeu todo o fluxo de automóveis, passou a ter congestionamentos.

Segundo Avelleda, liberar a via para carros compartilhados, ou seja, com mais de um passageiro, vai melhorar o trânsito sem prejudicar o sistema de ônibus. Ele afirma que os automóveis circulam em média com 1,7 passageiro na cidade de São Paulo.

"Há espaço para ser ocupado e, embaixo ficou superlotado pelos veículos. Se a gente incentivar o uso compartilhado, vamos melhorar o trânsito e o meio ambiente sem investimento público", disse o secretário. Ele afirma que o motorista que está sozinho também é beneficiado porque pega a parte debaixo mais livre. "Temos certeza que vamos melhorar a vida de todos", afirmou.

Avelleda afirma que primeiro será feito um trabalho educativo junto aos motoristas nas primeiras duas semanas. Em seguida, haverá a presença de marronzinhos nas entradas do viaduto. No futuro, deverá ser aplicada no local ainda a fiscalização eletrônica, com radares capazes de detectar se há mais de uma pessoa no veículo. Segundo o secretário, o crescimento dos aplicativos de carona compartilhada favorece a medida.

Por G1 - São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.