NOTÍCIA ANTERIOR
USP São Carlos descobre remédio mais eficaz contra doença de chagas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Grávidas aderem menos a vacinação contra gripe em SP
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/05/2014 | Saúde e Ciência
Carreta faz 2.269 mamografias em Santo André
Carreta faz 2.269 mamografias em Santo André Por dia, eram distribuídas 50 senhas de segunda a sexta-feira para o exame preventivo para o câncer de mama. Foto: Divulgação/PMSA
Por dia, eram distribuídas 50 senhas de segunda a sexta-feira para o exame preventivo para o câncer de mama. Foto: Divulgação/PMSA
Durante dois meses na cidade, 13 mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama

A carreta itinerante de mamografia digital realizou, durante os dois meses que ficou em Santo André, 2.269 exames de prevenção de câncer de mama. No total, foram 13 mulheres diagnosticadas com a doença e encaminhadas para o Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André. Ainda foram realizadas 120 ultrassonografias e nove biópsias mamárias.

O veículo atendeu mulheres na praça do Carmo, no Centro e na praça Waldemar Soares, no Parque das Nações, local onde houve dez casos positivos. Moradoras de cidades vizinhas também puderam ser atendidas nos locais.

Mulheres entre 35 e 49 anos puderam fazer o exame gratuito com pedido médico da rede pública ou particular. Aquelas que estavam na faixa etária alvo do programa estadual Mulheres de Peito, entre 50 e 69 anos, não precisavam de guia médica para a mamografia. Os exames eram feitos de segunda-feira a sábado, com retirada diária de senhas.

O secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte, avaliou positivamente a parceria entre município e Estado. “Apesar de termos o exame de mamografia em nossa rede municipal, uma campanha que pega as pacientes sem necessidade de agenda prévia, mulheres entre 50 e 69 anos, completa nosso trabalho diário de rotina”, apontou Duarte.

Parada Obrigatória – O caminhão, de 15 metros de comprimento e 4,10 metros de altura, ficou estacionado na praça do Carmo entre o dia 22 de fevereiro e 22 de março. Depois, a carreta ficou no Parque das Nações, ao lado do Centro de Especialidades II, até 28 de abril.

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o mais recorrente entre as brasileiras, seguido do câncer de colo de útero. O diagnóstico precoce favorece o tratamento da doença.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.