NOTÍCIA ANTERIOR
Faixas de ônibus elevam em 14% número de passageiros em Santo André
PRÓXIMA NOTÍCIA
Escolas apostam na superação e empolgação dos foliões para alcançar sonhada vaga na elite
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/02/2014 | Setecidades
Carnaval toma conta do ABCD durante este fim de semana
Carnaval toma conta do ABCD durante este fim de semana Escolas de samba já se preparam para desfiles Foto: Andris Bovo
Escolas de samba já se preparam para desfiles Foto: Andris Bovo
Desfile de escolas de São Bernardo e Santo André serão realizados sábado e domingo; Mauá optou por Carnaval nos bairros e em Paranapiacaba há opções que vão de matinês no Lyra Serrano a blocos

O ABCD oferece uma série de opções para o folião que quiser aproveitar o Carnaval longe das estradas. A partir deste sábado (01/03), os tradicionais desfiles de escolas de samba são uma das alternativas e neste ano acontecem nas passarelas de Santo André, São Bernardo e Mauá ao longo do final de semana.

Em Santo André, as agremiações desfilam suas cores e sons na avenida Firestone, no bairro Casa Branca. A abertura da festa será neste sábado, a partir das 20h, com a apresentação dos blocos Gaviões da Fiel e Fúria Andreense. Em seguida, entram na passarela as escolas Centreville, Asa Branca, Beleza Pura, Palmares e Império do Parque Novo Oratório, que compõem o grupo B.

No domingo (02/03), as apresentações começam mais cedo, às 19h10, com o desfile do grupo A (Pantera Negra, Cidade São Jorge, Leões do Vale, Ocara Clube, Tradição de Ouro, Lírios de Ouro, Seci e Mocidade Fantástica de Vila Alice). A entrada nos dois dias é gratuita. As arquibancadas têm capacidade para até cinco mil pessoas e no local há praça de alimentação, banheiros químicos e posto médico. Não é permitida a entrada de materiais como guarda-chuvas, garrafas de vidro e latas.

A avenida Aldino Pinotti é a passarela do samba em São Bernardo e vai receber os integrantes de 10 escolas da cidade. No sábado (01/03), a festa começa às 18h, com apresentação do bloco de afoxé Omo Ayie Sele. Por volta das 20h30, é a vez da pleiteante Acadêmicos de Vila Baeta Neves e a escola de samba 3ª Idade Brilha São Bernardo, do Grupo 2.

No domingo, entram na avenida as oito escolas do Grupo 1: Império do Samba de Vila Vivaldi, Unidos de Vila Rosa, Mocidade Alegre de São Leopoldo, União das Vilas, Renascente de São Bernardo, Estação Primeira de Baeta Neves, Camisa Vermelha e Branca e Acadêmicos de Vila Vivaldi. Assim como em Santo André, os foliões terão à disposição posto de saúde, praça de alimentação e banheiros químicos, além de espaço para deficientes. A entrada com garrafas e latas também não será permitida.

FESTA NA RUA

Em Diadema, a festa será concentrada neste sábado (01/03) com atrações para todas as idades. Voltada para crianças, a matinê toma conta da na avenida Ulisses Guimarães, a partir das 15h, com apresentações de bandas, maracaguetos (bonecos grandes para performance de rua), atrações do Circo Escola, recreação infantil e pintura de rosto. Às 20h será a vez da apresentação das baterias das agremiações de Diadema e show da sambista Eliana de Lima.

Em Ribeirão Pires, a praça Central receberá shows gratuitos com bandas que têm em seu repertório marchinhas e canções em ritmo carnavalesco. As apresentações acontecem de sábado (01) a terça-feira (04), das 15h às 18h.

Paranapiacaba tem programação extensa no feriado

Os quatro dias de Carnaval serão recheados de atrações na Vila de Paranapiacaba, em Santo André. A programação gratuita começa no sábado (01/03), com a matinê no Clube ULS (União Lyra Serrano), das 13h às 16h. Das 18h30 às 22h, é a vez da banda Carol Mello e os Litorais comandar o baile com as tradicionais marchinhas.

No domingo (02/03), a festa começa às 12h, com o bloco Paraná Folia. A concentração será em frente à creche, na Parte Alta. Em seguida, os foliões cruzam a passarela e percorrem as principais vias da Parte Baixa. Das 13h às 16h, será realizada outra matinê, no Clube ULS. A Banda Lira de Santo André, que anima as festas na cidade desde 1918, será o destaque do Baile de Máscaras no clube, a partir das 19h.

Na segunda-feira (03/03), a Parte Baixa da Vila recebe o tradicional Bloco das Bruacas, no qual os homens se vestem de mulheres. A concentração será no Bar do Campo (avenida Forde, 528), às 12h. Neste dia, o Clube ULS contará com a matinê, das 13h às 16h, e logo em seguida, das 18h às 22h, a festa ficará por conta da Banda Caxambu, que embala os carnavais da Vila há mais de 40 anos.

O encerramento da folia acontece na terça (04/03), com o Bloco Poucas Trancas, que parte do largo dos Padeiros, às 14h, percorrendo as vias da Parte Baixa até o Clube ULS.

Terceira idade

Ainda em Santo André, o Crisa (Centro de Referência do Idoso, rua do Café, 32, Jardim) promove nesta sexta-feira (28/02), às 14h30, Grito de Carnaval. Além disso, integrantes do Crisa participam do desfile da escola Beleza Pura, neste sábado, na avenida Firestone.

Mauá aposta em festa descentralizada neste ano

Após três anos longe do Carnaval, Mauá retoma a festa neste ano com formato diferenciado. As apresentações serão descentralizadas e as agremiações desfilarão nos quatro dias de folia em sete bairros diferentes. No sábado, às 16h, a escola Beira Rio será responsável pela festa no Parque São Vicente. No mesmo dia, às 19h, a Imperatriz vai animar os moradores do Parque das Américas.

No domingo (02/03), as escolas Nova Era, São João, União da Vila e Camisa Azul e Branco desfilam a partir das 14h na avenida Barão de Mauá, na Vila São João. No dia seguinte (03/03), A dragões da Nova Mauá comanda a festa que começa às 15h na Vila Nova Mauá.

O encerramento da festa acontece na terça-feira (04/03) em três pontos diferentes. A partir das 15h, na avenida Castelo Branco, no Jardim Zaíra, saem a Ordem e Progresso e a Tradição da Unidos. Às 18h, a Unidos do Sílvia Maria passa pelo Jardim Sílvia Maria, e a escola Jardim Anchieta sai a partir das 20h na rua Manoel Franco, na Vila Assis Brasil.

Por Rosângela Dias - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6336 dias no ar.