NOTÍCIA ANTERIOR
Brasil e Reino Unido assinam acordo de cooperação
PRÓXIMA NOTÍCIA
Destinos para fugir do carnaval
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/02/2017 | Turismo
Carnaval movimenta a hotelaria no país
Carnaval movimenta a hotelaria no país Bloco Sargento Pimenta no Rio de Janeiro. Crédito: Divulgação
Bloco Sargento Pimenta no Rio de Janeiro. Crédito: Divulgação
A festa beneficia também, além das cidades com tradição carnavalesca, outros destinos de sol e praia que devem ocupar até 93% dos quartos de hotel

A temporada de verão vai resultar na realização de 73,4 milhões de viagens e movimentação financeira de R$ 100 bilhões, conforme projeção do Ministério do Turismo, e o carnaval contribui em muito para esta conta. Um dos indicativos da importância dessa festa para o turismo é a ocupação hoteleira que, nos principais destinos de folia do país, como Rio de Janeiro, Salvador e Recife, deve variar de 80% a 95%.

No Rio de Janeiro (RJ), que promove o desfile de escolas de samba que já foi chamado de “o maior espetáculo da terra”, uma média de 72% dos quartos já estão ocupados, com perspectivas de avanço para 80%. A Barra da Tijuca, referência da Olimpíada Rio 2016 e onde houve expressiva expansão da oferta de leitos, é um dos bairros mais procurados, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/RJ).

Em Salvador (BA), onde “atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu”, os hotéis devem vender 95% dos seus quartos até o início do carnaval, no próximo sábado (25). Na Bahia fica difícil falar em data de abertura, mesmo porque a grande festa começa bem antes da largada prevista no calendário oficial dos estados.

Já em Recife (PE), outro ícone do carnaval brasileiro e dona do maior bloco de rua do mundo, o Galo da Madrugada, a ocupação prevista é de 92%. A maior concentração de hotéis da capital pernambucana é na Praia da Boa Viagem, a mais procurada pelos turistas, e a demanda continua grande, segundo a ABIH/PE.

Confirmando o caráter nacional do carnaval, muitos outros municípios vão se beneficiar desta festa que tem quatro dias e meio de duração e representa importante data para o setor de turismo. Em São Paulo (SP), cidade que vai receber o maior número de viagens da temporada de verão, 3,2 milhões, segundo a pesquisa do MTur, a ocupação hoteleira deve ultrapassar os 60% registrados em 2016, segundo estimativa da SPTuris.

O misto de belas praias e folia será estímulo também para o crescimento do carnaval de Fortaleza (CE) e de Maceió (AL). A capital cearense, que entrou no ranking do levantamento do MTur como o sexto destino com maior número de viagens estimadas na temporada de verão, deverá ocupar 84,2% dos leitos de hotéis. Em todo o estado serão 122 mil turistas somente no carnaval, segundo a Secretaria de Turismo do Ceará. Enquanto em Alagoas, a média estimada de ocupação da rede hoteleira é de 93%, com as maiores ocupações na capital e em Maragogi, no litoral norte.

AMPLIAÇÃO - A hotelaria é um importante termômetro para o setor de turismo como mostram os dados de ocupação hoteleira nos principais destinos de carnaval e de sol e praia do país. Hoje, o país conta com 50 redes hoteleiras nacionais e internacionais. São mais de 10,2 mil hotéis com oferta de 521,5 mil quartos, de acordo com estimativas do Fórum dos Operadores Hoteleiros (FOHB).

O setor registrou crescimento de 4,2% na oferta de quartos em 2015, na comparação com o ano anterior. Uma oferta que deverá crescer ainda mais. Somente a Rede Accor, dona das marcas Sofitel, Ibis, Mercure, F1, Pullman, vai abrir 33 hotéis no país ainda este ano, aumentando sua participação no mercado para 285 empreendimentos hoteleiros.


Por turismo.govb.br
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.