NOTÍCIA ANTERIOR
Ribeirão: Sabesp investe R$ 8,6 milhões em coleta
PRÓXIMA NOTÍCIA
Confira o que abre e o que fecha no feriado de Carnaval
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/02/2013 | Setecidades
Carnaval de São Bernardo e Sto. André espera 90 mil foliões
Carnaval de São Bernardo e Sto. André espera 90 mil foliões Arquibancadas na avenida Firestone receberam últimos retoques nesta sexta-feira. Foto: Andris Bovo
Arquibancadas na avenida Firestone receberam últimos retoques nesta sexta-feira. Foto: Andris Bovo
Desfiles acontecem neste fim de semana, com total de 24 agremiações

O Carnaval 2013 de São Bernardo e Santo André – duas únicas cidades do ABCD que organizaram desfiles das escolas de samba – deve atrair cerca de 90 mil foliões. As apresentações serão gratuitas e acontecem neste sábado e domingo (09 e 10/02) com um total de 24 agremiações, entre pleiteantes, grupo de acesso e principal.

Em São Bernardo, a folia começa a partir das 18h, na avenida Aldino Pinotti, próxima ao Paço Municipal. A expectativa da Prefeitura é de que mais de 50 mil pessoas participem da festa nos dois dias. São 11 escolas que desfilarão na passarela do samba. A abertura oficial terá a apresentação do bloco de afoxé Omo Ayie Sele.

Os desfiles das duas pleiteantes e das duas escolas do Grupo 2 começam às 18h, obedecendo à seguinte ordem: Acadêmicos de Vila Baeta Neves de São Bernardo do Campo, Rosas Negras, Império do Samba de Vila Vivaldi e Terceira Idade Brilha São Bernardo.

No domingo, desfilam sete escolas do Grupo 1, a partir das 19h: Unidos do Vila Rosa, Renascente de São Bernardo, Acadêmicos de Vila Vivaldi, Mocidade Alegre de São Leopoldo, Estação Primeira de Baeta Neves, União das Vilas e Camisa Vermelha e Branca, nesta ordem.

Em 2012, a escola de samba Mocidade Alegre de São Leopoldo venceu pelo quinto ano seguido o Carnaval de São Bernardo. A vencedora do Grupo 2 foi a Unidos da Vila Rosa e a vencedora do grupo das pleiteantes foi a Império do Samba da Vila Vivaldi.

A apuração ocorrerá na terça-feira (12), às 15h, no Ginásio Poliesportivo. As arquibancadas têm capacidade para 9 mil pessoas sentadas. Próximo ao local haverá uma praça de alimentação com cerca de 40 barracas, entre doces e salgados, e serão instalados 100 sanitários químicos.

Santo André - Os desfiles serão realizados na avenida Firestone, no Bairro Casa Branca. No primeiro dia, começa às 20h15, com o bloco Fúria Andreense e as escolas do grupo B (Império do Parque Novo Oratório, Asa Branca, Pantera Negra, Beleza Pura, Palmares e Centreville).

No domingo, a partir das 18h55, os desfiles começam com o bloco Gaviões da Fiel ABC e seguem com o grupo A (Leões do Vale, Mocidade Fantástica de Vila Alice, Ocara Clube, Tradição de Ouro, Seci, Cidade São Jorge e Lírios de Ouro).

De acordo com o presidente da Uesa (União das Escolas de Samba de Santo André), Valter Belber, até 40 mil pessoas devem acompanhar os desfiles na cidade. “As escolas estão com os preparativos praticamente finalizados, só que a chuva atrasou um pouco a confecção dos carros alegóricos”, informou. A chuva que deve cair no fim de semana também é motivo de preocupação. “Sabemos que muitas pessoas podem deixar de assistir e até de desfilar por causa chuva”, lamentou.

A apuração será realizada na quarta-feira de cinzas (13/02), a partir das 14h, no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia. No ano passado, a escola de samba Seci se consagrou campeã do Carnaval de Santo André. Tradição de Ouro e Lírios de Ouro ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Prefeituras interditam ruas para realização dos desfiles

As prefeituras de Santo André e São Bernardo promoverão interdições de ruas e avenidas para realização dos desfiles. O estacionamento do Paço Municipal de São Bernardo estará liberado e as vias alternativas para circulação dos veículos serão as avenidas Senador Vergueiro, Lauro Gomes e Pereira Barreto. A rua José Versolato e o trecho da avenida Lauro Gomes entre a avenida Pereira Barreto e rua José Setti ficarão fechados.

O trânsito da avenida Aldino Pinotti já está bloqueado desde quinta-feira (08/02). A frota de ônibus foi reforçada. Serão 307 ônibus no sábado e 213 no domingo. O transporte público só encerrará as atividades na volta para casa quando não houver mais pessoas nos pontos.

Em Santo André, a avenida Firestone permanecerá interditada parcialmente (duas faixas) até o dia 12, no trecho entre a rua Queirós dos Santos e avenida Santos Dumont. No dia dos desfiles, a interdição será total. Já a avenida Queirós dos Santos, entre a rua Luiz Pinto Fláquer e avenida Dom Pedro 1º, já se encontra interditada. As ruas Panamá, Ayala, Nassau, 24 de Fevereiro e travessa Santo Fattori estarão bloqueadas nos dias 9 e 10, assim como a avenida Apiaí, para o estacionamento dos carros alegóricos.

A Santo André Transportes (SA-Trans), gestora do transporte público na cidade, promete intensificar o tráfego de ônibus para atender aos foliões durante o feriado prolongado de Carnaval, com algumas linhas circulando 24 horas.

Segurança - Em São Bernardo, 44 câmeras de monitoramento serão distribuídas por toda a avenida Aldino Pinotti. Um efetivo formado por 190 policiais militares, 150 guardas municipais e 50 policiais civis farão a segurança. No local também haverá duas ambulâncias para atendimentos de emergência.

O esquema de segurança Santo André está definido com 160 policiais militares, 120 guardas municipais, 30 fiscais da Craisa e 10 homens do Corpo de Bombeiros. Dois delegados da Polícia Civil estarão de plantão. Haverá ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) durante os desfiles, além de um posto móvel com quatro macas.

Diadema terá Carnaval de Rua

Por motivos financeiros e em decorrência de irregularidades na prestação de contas por parte da Liga das Escolas de Samba de Diadema, que resultou na inviabilidade do repasse da subvenção da Prefeitura para as escolas, a cidade terá neste ano o Carnaval de Rua, com desfile simbólico dos integrantes das agremiações da cidade.

A festa ficou marcada para este sábado, na avenida Dr. Ulysses Guimarães, na Vila Nogueira, a partir das 18h. A estimativa é que 30 mil pessoas participem do evento. Haverá interdição total de cinco pontos: avenida Fábio Eduardo Ramos Esquível com Roberto Gordon, avenida Ulysses Guimarães com Piraporinha, avenida Antonio Dias Adorno com Dona Ruyce Ferraz Alvim, avenida D. Pedro 1º com Deputado Osvaldo Moraes e Silva e avenida Dona Ruyce Ferraz Alvim com rua Prudente de Moraes.
A segurança será feita pela Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal. Serão disponibilizados banheiros químicos e 27 barracas para venda de alimentos e bebidas. Além disso, estarão de prontidão ambulâncias do Samu para atendimento.

Para o Carnaval de 2014, a Prefeitura prometeu iniciar em breve as discussões, com as agremiações, para manter os desfiles tradicionais.

Confira opções de Carnaval Alternativo

Santo André

No sábado (09/02), o Bloco da Baixaria desfila pelo Centro de Santo André, saindo do Clube 1° de Maio (av. Portugal, 79) , às 12h30. Já em Paranapiacaba, no sábado e domingo (09 e 10/02), das 12h às 22h, o Bloco de Rua Paraná Folia 2013 resgata o espírito de carnavais antigos. Na segunda-feira (11/02), das 12h às 14h, o Bloco das Bruacas estará cheio de homens vestidos de mulheres e vice-versa. Das 14h às 17h, tem a Matinê do Lyra no Clube União Lyra Serrano (rua Antônio Olyntho, s/nº) e, das 18h às 22h, Baile de Máscaras. Para finalizar a folia , na terça-feira (12/02), das 13h às 17h, o bloco carnavalesco do grupo Poucas Trancas anima os presentes.

Ribeirão Pires
No sábado e no domingo, a Prefeitura realiza o 3º Festival de Marchinhas. Das 16h às 19h, a Banda Caxambú, acompanhada pelos Bonecos Gigantes e pela personagem Nega Maluca, farão a festa no Palco Central da Vila do Doce (rua Boa Vista, s/n°, Centro). No mesmo local, haverá a Oficina Artística de Confecção de Máscaras, na segunda-feira, das 14h às 16h. Para encerrar, haverá o Carnaval na Estância, terça-feira, com o Bloco Maracatosco da Arca (Associação Ribeirão Pirense de Cidadãos Artistas) que percorrerá as ruas da cidade, com saída às 18h da sede da associação (av. Humberto de Campos, 576, Vila Ema) e chegada prevista para as 19h na Vila do Doce. Programação gratuita. Informações pelo telefone 4824-7444.
Paralelo ao evento da prefeitura, será realizado o Rebanhão, no Complexo Ayrton Senna (av. Brasil, 193, Jd. Itacolomy), das 8h às 20h. Trata-se de um evento da Igreja Católica.

São Caetano
O Sesc São Caetano (rua Piauí, 554, Bairro Santa Paula) terá dois eventos gratuitos no sábado: a Oficina de Frevo, que começa às 14h, e o Carnaval Furufunfum, às 15h, que recria as festas do passado. É preciso retirar ingressos uma hora antes do espetáculo.

Por Angela de Paula - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6337 dias no ar.