NOTÍCIA ANTERIOR
Pirelli recebe pela última vez o Carnaval de Santo André
PRÓXIMA NOTÍCIA
Polícia Ambiental embarga obra na avenida dos Estados
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/03/2011 | Setecidades
Carnaval de São Bernardo agita mais de 15 mil pessoas
Homenagem ao Brasil, Amazonas e a Saúde, entre outras temas, tomaram conta da segunda e última noite de desfile em São Bernardo, realizada neste domingo (06/03). O frio (18,5º graus) ao longo da madrugada desta segunda-feira (07/03) não desanimaram os mais de 15 mil foliões que torciam para as agremiações do grupo especial.

O desfile, realizado na avenida Aldino Pinotti e previsto para começar as 19h, teve início com 30 minutos de atraso. A primeira a entrar na avenida foi a escola Gavião do Morro, com o samba enredo “Caixa de Pandora-Libertação do Universo”. A agremiação foi a campeão em 2010 do grupo de acesso e desfilou pela primeira vez no grupo especial.

Logo em seguida veio a Estação Primeira do Baeta Neves que trouxe como tema, contado em nove alas, “A esperança do nosso planeta está em nossas mãos”. A agremiação, que no ano passado ficou em quinto lugar na disputa, trouxe bastante brilho para a avenida e muito samba no pé para empolgar aos jurados.

Com o samba enredo, “Brasil tropical, terra do samba e futebol”, a escola de samba Renascente trouxe ao lado da tradicional rainha de bateria, uma homenagem ao movimento homossexual, a rainha de bateria gay, Carla Rangel, que desfila na escola pelo quarto ano consecutivo.

A agremiação, que ficou em terceiro lugar em 2010, pretende ser primeira este ano. “A comunidade e a arquibancada estão de parabéns. Foi um lindo o desfile. Esta escola é da comunidade e de todos, inclusive a rainha gay é para mostrar que respeitamos todos. Temos tudo para vencer. Não queremos bater na trave. Esse ano será gol”, disse o presidente da escola, Benetido da Silva Lemes, o Ditinho da Congada.

A quarta escola a entrar na avenida, foi a campeão do ano passado, a Mocidade Alegre de São Leopoldo, com o enredo “Abram-se as cortinas para o Amazonas um fascinante eldorado brasileiro”. A escola é uma das favoritas a vencer a disputa este ano, com a torcida eletrizante a escola teve muito brilho e os maiores carros alegóricos, mas no final do desfile, o último carro teve o seu destaque quebrado.

Para o presidente da escola, Américo Antônio, o Tico, isso não pode servir de motivo para perder a disputa. “Fizemos um lindo carnaval, com as melhores fantasias e carro. Espero de verdade que este incidente no final possa atrapalhar, mas cabeça de jurado é difícil entender”, avaliou.

A Acadêmicos da Vila Vivaldi, levou para avenida o enredo “Saúde-Preservar é Viver”. Carros alegóricos mostraram como deve se prevenir a dengue e a bateria veio fantasiada do mosquito de Aedes aegypti (mosquito da dengue). As escolas União das Vilas, Camisa Vermelha e Branca e Rosas Negras desfilaram em seguida.

Futuro do Carnaval em São Bernardo - O prefeito Luiz Marinho e o vice-prefeito e titular da Secretaria de Cultura, Frank Aguiar acompanharam o último dia de desfile em São Bernardo. Na avaliação dos políticos, a festa deste ano foi mais profissional do que nos últimos tempos.

A avaliação de Marinho é que a Prefeitura tem tratado o assunto com mais cuidado. Tanto é que no primeiro dia do desfile, das escolas do grupo das pleiteantes, duas agremiações (Unidos do Paulicéia e Império do Jardim Lavínia) não desfilaram por não terem apresentado à prestação de contas do Carnaval de 2010.

“A festa este ano foi mais bonita e mais profissional. A tendência é ficar cada vez melhor. Esses dois dias de festa foram positivos e tivemos ótimos resultados. Tivemos algumas críticas no passado, quanto à prestação de contas, mas agora eles perceberam que estamos tratando o assunto de uma maneira séria para melhorar cada vez a qualidade”, avaliou o prefeito.

Marinho destacou ainda que buscará para o próximo Carnaval uma parceria público-privada. “Estamos trabalhando para melhorar cada vez mais esta festa. Quem sabe para o ano que vem não conseguiremos ter uma parceria com o setor privado. É uma possibilidade cada vez mais real, mas a qualidade das escolas estão cada vez melhores”, concluiu.

Frank Aguiar afirmou que o Carnaval 2012 começará a ser discutido no próximo mês. “Acaba o de 2011 e vamos iniciar logo em seguida o do próximo ano. É desta maneira que vamos trabalhar. Vamos trazer o pessoal do Carnaval para trabalhar com a gente o ano todo”, disse o secretário e vice-prefeito.

À convite de Frank Aguiar, o cantor Mauricio Manieri acompanhou o desfile das escolas de samba de São Bernardo, que agitou a arquibancada ao cantar uma de suas músicas.

Infraestrutura - A passarela do samba de São Bernardo teve arquibancada com a capacidade para aproximadamente 10 mil pessoas, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), espaço para pessoas com deficiência e 100 banheiros químicos.

A grande novidade este ano foi o quiosque de redução de danos que visa minimizar os prejuízos sociais e de saúde decorrente do uso prejudicial do álcool e outras drogas. Profissionais do programa DST/Aids e agentes comunitários também estarão presentes no evento. Para garantir a segurança do público durante o Carnaval, foram instaladas 44 câmeras para o monitoramento do complexo e disponibilizado um efetivo de 250 guardas municipais, 250 policiais militares e 250 policiais civis.

Por Karen Marchetti - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.