NOTÍCIA ANTERIOR
''CQC'' na região tem duas baixas
PRÓXIMA NOTÍCIA
São Bernardo recebe Mostra Cultural Americana
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/06/2009 | Cultura
Carmen Miranda; mais brasileira do que nunca
Pensar numa Carmen Miranda equilibrando uma cesta de frutas sobre a cabeça é um tanto inevitável quando se fala na Pequena Notável. Mas esse ícone que se estabeleceu depois que a cantora foi acusada de estar "americanizada" incomoda bastante o violonista carioca Luís Filipe de Lima.

"O passado dela no País é muito mais consistente. Carmen foi a artista que mais gravou nos anos 1930, incluindo centenas de marchinhas", compara. Para reforçar a contribuição que a intérprete deu à música brasileira, Lima organizou a série de shows Alô... Alô? 100 Anos de Carmen Miranda, que chega amanhã ao CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em São Paulo, depois de temporadas no Rio e em Brasília.

O especial prevê quatro shows que contemplam diferentes aspectos dos 20 anos da carreira da cantora, encerrada com sua morte, aos 46. Cada tema é defendido por um casal de cantores. O de amanhã traz de fato uma dupla também fora dos palcos: Roberta Sá e Pedro Luís, casados há um ano. Eles interpretam A Pequena Notável, que começa em Taí, composição de Joubert de Carvalho que projetou Carmen.

As demais duplas são Rita Ribeiro e Eduardo Dussek (O que é que a Baiana Tem?, com composições de Ary Barroso e Dorival Caymmi, no dia 16), Verônica Ferriani e Pedro Miranda (É Disso que Eu Gosto, com canções mais obscuras ao público brasileiro, no dia 23) e Beatriz Faria e Marcos Sacramento (Brazilian Bombshell, que é só sobre a fase norte-americana, no dia 30).

"O cantores foram sendo escolhidos durante o processo de pesquisa, por acaso. O Dussek tem músicas da Carmen no repertório, mas a Verônica e o Pedro, por exemplo, descobriram muitas canções na hora. Todos têm estilos bem marcantes, o que contribuiu bastante para atualizar a obra", avisa o diretor.

Cada dupla é acompanhada por uma banda fixa, tendo Lima ao violão de sete cordas. Os shows também contam com apresentadores bem especiais: o escritor Ruy Castro e o jornalista Sérgio Cabral, que se revezam a cada semana. Castro, autor da biografia da cantora, é o primeiro amanhã. "Não os escolhi por serem intelectuais, mas sim por serem grandes ‘conversadores''. Isso era importante", explica Lima.

Alô... Alô? 100 Anos de Carmen Miranda
Shows nos dias 16, 23 e 30, em sessões às 13h e às 19h30.
No Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112, Centro, São Paulo.
Telefone: 3113-3651.
Ingressos: R$ 6 (meia-entrada, R$ 3).

Por Ângela Corrêa - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Cultura
25/09/2018 | Encontro com o passado
21/09/2018 | ''Sou muito feminino, isso é uma grande qualidade'', diz Chay Suede a Pedro Bial
20/09/2018 | Avril Lavigne lança Head Above Water, música sobre a doença a qual sofre
As mais lidas de Cultura
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7680 dias no ar.