NOTÍCIA ANTERIOR
Oswaldo Dias foi alertado sobre rombo de R$ 1,9 mi
PRÓXIMA NOTÍCIA
Alterações em linhas deixam usuários insatisfeitos
DATA DA PUBLICAÇÃO 11/10/2011 | Cidade
Cargo na Câmara de Mauá vira alvo de discussão
A Mesa Diretora da Câmara de Mauá deve se reunir nesta terça-feira (11/10) para definir se haverá eleição para a substituição do cargo de 3º secretário, função exercida atualmente pelo vereador Cincinato Freire Filho. O parlamentar trocou o PSDC para ingressar no PDT.

Conforme consta na o artigo 26 da lei federal 9.096/95, que dispõe sobre a organização dos partidos, essa troca de legenda faz com que o parlamentar perca função ocupada no Legislativo que fora obtida mediante proporção partidária. “Eu ainda não conversei sobre isso com ninguém, acho que essa conversa deve ocorrer nesta terça-feira. Mas não tenho a expectativa de permanecer. Não trabalho com essa hipótese.”, disse Cincinato.

Há seis dias, o presidente da Casa, Rogério Santana (PT), disse ao ABCD MAIOR que ainda não tinha decidido sobre a questão. Revelou ter dúvidas sobre a necessidade de se fazer uma nova eleição para o posto. Procurado pela reportagem nesta segunda-feira (10/10), Santana não retornou as ligações.
O Regimento Interno da Câmara não indica como se daria uma eventual substituição para os cargos da Mesa motivada pela troca de legenda do parlamentar. O artigo 14 diz que, “vagando-se qualquer cargo da Mesa será realizada eleição para o seu preenchimento, no expediente da primeira sessão seguinte à verificação da vaga”.

Governabilidade – Devido ao troca-troca partidário motivado pelo calendário eleitoral, a base governista do prefeito Oswaldo Dias (PT) pode sofrer algumas baixas. Os ex-vereadores do PSB (partido governista) Alberto Betão e Irmão Ozelito esboçam inclinação para formalizarem suas saídas do bloco de sustentação. Betão deixou o PSB para se filiar no PT do B, partido capitaneado por Francisco Esmeraldo Carneiro, o Chiquinho do Zaíra, potencial candidato ao Paço em 2012. “O partido ainda não definiu sobre isso, mas é bem provável que eu faça oposição”, disse Betão. Na prática, o parlamentar já se portava como oposicionista, embora tenha votado com o governo nos últimos meses por causa da indicação de seu ex-partido.

Já Ozelito assinou filiação no PTB, e afirma que é pré-candidato à Prefeitura, o que pode interferir durante a decisão de seu voto nos projetos do Executivo. Átila Jacomussi saiu do PV para entrar no PPS, também com discurso de prefeiturável, e Edgard Grecco deixou o PDT para ingressar no PMDB, ambos os vereadores permanecem no bloco de oposição.

Por Rodrigo Bruder - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.