NOTÍCIA ANTERIOR
Santo André terá novo IML até o fim do ano
PRÓXIMA NOTÍCIA
Escola Cora Coralina, em Rio Grande, recebe verba para reforma
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/01/2008 | Cidade
Cão abandonado em sacada é resgatado
A Organização Não-Governamental Clube dos Vira-Latas, de Ribeirão Pires, conseguiu resgatar ontem um cachorro que teria ficado cinco dias preso em uma sacada de apartamento no Condomínio Barão de Mauá, no Parque São Vicente, em Mauá, durante o feriado de Ano-Novo.

Vizinhos do dono do cão chegaram a fazer um boletim de ocorrência por conta do abandono – que é crime segundo o artigo 32 da Lei Federal 9.605/98, que trata de crimes ambientais – no 1º Distrito Policial de Mauá.

Os vizinhos alegam que o cão ficou exposto na sacada sem água e nem comida entre os dias 27 de dezembro e 2 de janeiro. “O pessoal tentava jogar comida, mas elas se misturavam às fezes do cachorro”, disse o síndico do prédio, Carlos Pires. A sacada tem área de 1 m².

O resgate ocorreu de forma pacífica. A diretora da ONG, Andréa Brock, esteve no condomínio e explicou ao dono do cachorro, o operador de Máquina Willian de Jesus Pereira, sobre a existência do BO e as conseqüências que um inquérito sobre o caso resultariam (a pena pode chegar a até um ano de prisão).

“Quando for chamada para depor, vou dizer que o cão foi entregue para nós. Mas vou dizer também que ele estava confinado em um espaço inadequado, sem higiene. Além disso, ele apresentou medo do dono. Quando abriu a sacada para nos entregar o cão, o animal se escondeu na casinha dele, características de animal que sofre agressões. Não posso negar esses maus-tratos”, disse Andréa.

O animal, um vira-lata de 6 meses, chamava-se Thor. Os integrantes da ONG decidiram mudar o nome dele para André. “Thor vinha de tortura. Agora ele terá vida nova”, disse Andréa.

O dono do cão rebateu todas as denúncias. Disse que passeava com o cão, que o vacinava e dava banho dia sim, dia não. Sobre o abandono, Pereira disse ter se ausentado do prédio apenas por um dia. “Vendi meu carro. Os vizinhos acharam que eu não estava em casa porque o carro não estava na garagem. Mas eu só viajei por um dia”, garante.

Nas férias, há mais 50% de animais nas ruas

A ONG (Organização Não-Governamental) Clube dos Vira-Latas cuida atualmente de 460 animais. Em novembro, antes das férias de fim de ano, eram 310.

O aumento de quase 50% na população de cães atendidas pela ONG cresceu, segundo a diretora Andréa Brock, justamente por conta das férias. “As pessoas vão viajar e abandonam os animais na rua. Recebemos 60 filhotes em um único dia”, diz.

A ONG cuida de todo tipo de cão que sofreu maus-tratos. “Recebemos uma cachorra na semana passada que tinha sofrido abuso sexual. Quatro operários de uma obra de Ribeirão Pires estavam estuprando a cachorrinha. Agora, ela tem medo de qualquer ser humano. Só nesse flagrante, gastamos R$ 2.800 em cirurgias para salvá-la”, conta Andréa.

A ONG só sacrifica animais caso não haja nenhuma chance de salvá-los. “Cães velhos que são abandonados entram em depressão profunda. Eles se recusam a comer. Muitos deles acabam morrendo”, diz a diretora.

Financeiramente, esta é a pior época do ano para organizações de defesa de animais. Isso porque os custos sobem muito. “Nossos custos aumentam 50%. E os doadores também vão viajar e esquecem de contribuir”, afirma Andréa.

Por Bruno Ribeiro - Diário do Grande ABC / Foto: www.acpo.org.br
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.