NOTÍCIA ANTERIOR
MEC manda fechar pólos de ensino a distância
PRÓXIMA NOTÍCIA
Aumenta adesão ao Ensino a Distância
DATA DA PUBLICAÇÃO 22/11/2008 | Educação
Candidatos devem relaxar na véspera do vestibular, dizem professores
Faltando apenas um dia para a primeira fase do vestibular da Fuvest, que acontece neste domingo (23), das 13h às 18h, não vale a pena tentar estudar o que não se aprendeu nos meses anteriores. O melhor a fazer, segundo professores ouvidos pela Folha Online, é tentar descansar e relaxar.

"O que tinha para aprender, já foi. Não serão aqueles minutinhos antes da prova que farão com que o candidato grave alguma coisa que não sabia", diz o professor de física Caio Calçada, coordenador da unidade de São Paulo do Objetivo.

Para o coordenador de vestibular do Anglo, Alberto Francisco do Nascimento, no sábado, os candidatos devem fazer apenas três coisas: separar os materiais usados no dia da prova; visitar o local da prova; e descansar.

"Nós sempre recomendamos que o estudante vá um dia antes até a prova, veja quais os melhores trajetos e caminhos para chegar ao local, se há estacionamento para carros, etc. Assim, ele já fica mais tranqüilo", recomenda Nascimento.

Apesar dos professores concordarem que a véspera do dia do concurso é para relaxar, ambos alertam: nada de festas à noite. Mesmo que a prova seja realizada apenas no período da tarde do domingo, o recomendável é dormir cedo.

Há restrições também quanto à alimentação: nada de comidas pesadas e exóticas nem na véspera e muito menos no dia da prova. "Deixa a feijoada e a caipirinha para depois da prova", brinca Calçada.

Segundo Nascimento, o estudante deve comer algo leve, mas não deve dispensar o almoço. "Nada de comer comidas pesadas, mas também não pode ficar só no lanchinho. O ideal é que ele faça um almoço leve, por volta das 11h", diz.

Os candidatos podem levar alimentos para consumir durante a prova, cuja duração máxima é de cinco horas. Barras de cereais e biscoitos leves são os mais adequados. E não esqueça também uma garrafa de água.

Dicas para a prova

Manter a tranqüilidade continua sendo a regra, segundo os professores do Anglo e do Objetivo. Se na hora da prova bater aquele branco, a dica é respirar e se concentrar primeiro nas questões mais fáceis.

Como a prova da primeira fase da Fuvest tem 90 questões de múltipla escolha para serem resolvidas em, no máximo, cinco horas, os professores calculam que o candidato tenha cerca de 3 minutos para solucionar cada teste.

"Siga a ordem da prova, faça o que conseguir e deixe para o final as questões mais difíceis. Cada teste mais fácil que for resolvido dá ânimo ao candidato", diz Nascimento.

O professor Calçada recomenda que os candidatos preencham a folha de gabarito cerca de trinta minutos antes do final da prova. "Preencha o resultado que já está certo e faça um pontinho ao lado daquelas questões que faltaram. Assim você evita erros", diz.

Se você não sabe alguma questão, e não há tempo para tentar resolvê-la, é hora de chutar. Mas mesmo para o "chute" há uma dica. "Até na hora de chutar o candidato deve pensar. Elimine primeiro aquelas que você tem certeza que estão errada. Assim, sobram menos alternativas e as chances de acertar são maiores", afirma Nascimento.

Por Marina Novaes - Folha Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.