NOTÍCIA ANTERIOR
Psol tenta impugnar registro de Oswaldo Dias
PRÓXIMA NOTÍCIA
Vanessa Damo declara apoio a Prisco
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/07/2008 | Cidade
Candidato governista está sozinho nas ruas
O candidato governista a prefeito de Mauá, Francisco Carneiro, o Chiquinho do Zaíra (PSB), está sozinho na busca por votos. Com a terceira maior coligação dentre os prefeituráveis do Grande ABC - com 17 partidos -, o socialista ainda não conseguiu levar para o dia-a-dia da campanha seu principal cabo eleitoral: o prefeito Leonel Damo (PV).

Poucos secretários municipais marcaram presença nos primeiros dez dias da campanha de Chiquinho. Apenas ontem um integrante do PV acompanhou o candidato durante uma caminhada: o ex-secretário de Administração e candidato a vereador Antônio Bertucci, que é ligado à deputada estadual Vanessa Damo (PV), filha do prefeito.

O prefeiturável tem feito corpo a corpo com eleitores em comércios e feiras livres ao lado do candidato a vice-prefeito Paulo Bio (PMDB) e de grande parte dos candidatos a vereador do PSB.

Nem mesmo Vanessa esteve ao lado do socialista nas caminhadas. Ela garante, no entanto, que tem realizado reuniões internas. Considerados principais lideranças do PV no município, Vanessa e Damo demoraram para se afinar sobre a participação na campanha do socialista. Em março, o chefe do Executivo anunciou a desistência da disputa pela reeleição para apoiar Chiquinho. A decisão provocou um racha dentro do PV, que não queria aceitar a não-candidatura própria do partido.

Vanessa chegou a dizer que a decisão do pai era "unilateral e não refletia o pensamento do PV de Mauá". À época, ela afirmou também que "não tinha obrigação de seguir a orientação do prefeito" e que seria a candidata à principal cadeira do Executivo pelo PV, caso Leonel Damo realmente desistisse da reeleição.

A deputada estadual somente aceitou apoiar Chiquinho do Zaíra no dia 19 de abril, após terem firmado compromisso de que o socialista subiria no palanque de Vanessa, em 2010, pela reeleição, independentemente da vitória dele em outubro.

O fato é que mesmo sem Damo, a atual gestão tem sido lembrada por eleitores abordados por Chiquinho, principalmente no que se refere à Saúde. Como resposta às críticas, Chiquinho sempre diz que "não é o prefeito" e que "quer a chance de poder fazer por Mauá".

Reuniões - Vanessa discordou da tese de que esteja distante da campanha de Chiquinho. "Já fiz várias reuniões com lideranças do Chiquinho falando das propostas dele. E temos falado aos nossos candidatos a vereador que não peçam voto só para eles, mas também para nosso candidato a prefeito", afirmou.

A parlamentar garantiu que, ainda nesta semana, terá um carro de som com mensagem de apoio ao socialista. "Só estou esperando terminar de adesivar." Ela garantiu que nos próximos compromissos acompanhará Chiquinho. "Estaremos nas feiras e nas caminhadas."

O prefeiturável minimizou a ausência dos dois. "Eles têm ocupado o tempo com a preparação dos candidatos a vereador. Mas eles estão nos apoiando. Cada um está indo para um lado, mas estaremos juntos." Procurado, Damo não respondeu à reportagem.

Socialista adota linha paz e amor; Bio vai para o ataque

O candidato governista a prefeito de Mauá, Francisco Carneiro, o Chiquinho do Zaíra (PSB) e seu vice, Paulo Bio (PMDB), terão comportamentos distintos na campanha: enquanto o socialista adotará a linha paz e amor, o peemedebista partirá para o ataque contra os adversários.

Ontem, coube a Bio rebater o também prefeiturável Diniz Lopes (PSDB), que afirmou que convidaria o petista Oswaldo Dias (PT) e pessoas do PSB para sua possível administração. "Ele só pode estar brincado. Encaro com humor, apesar de achar que isso pode ser interpretado por muitos como arrogância", disse. "Falar isso neste momento da campanha é uma falta de respeito. Mas achamos que vamos polarizar no segundo turno com o PT."

O candidato a vice também não poupou críticas a Oswaldo Dias. "Ver ele falando que vai fazer justiça ao Márcio Chaves (que teve registro da candidatura cassado em 2004, por conta da exposição Túnel do Tempo, promovido pela Prefeitura)é uma hipocrisia. Ele foi o responsável por isso, porque teimou em manter o evento."

Ontem, os dois fizeram caminhada no Parque São Vicente. Chiquinho falou aos moradores que iria construir uma creche no local e instalar uma UBS 24 horas.

Por Sérgio Vieira - Diário do Grande ABC / Foto: olhomauaense.blogspot.com
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.