NOTÍCIA ANTERIOR
Inscrições do Enem 2014 para os presos começam em 30 de setembro
PRÓXIMA NOTÍCIA
Universidade Metodista poderá ter curso de medicina
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/09/2014 | Educação
Candidato do Enem faz simulado e estuda 10 h por dia para ser médico
Matheus Klinsmann, de Mossoró (RN), treina com o Geekie Games.

Jovem com nome de ex-jogador alemão quer ser cardiologista.


Matheus Klinsmann de Souza Donato tem 19 anos e segue uma rotina de estudos de mais de dez horas por dia para ter um grande desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será nos dias 8 e 9 de novembro. Matheus Klinsmann precisa de uma boa nota no Enem para poder disputar vagas em cursos de medicinas das universidades federais. Para isso, treina os seus conhecimentos na plataforma Geekie Games, que traz simulados e planos de estudos personalizados com foco nos pontos fracos apresentados nos exercícios.

"Entrei na plataforma e fiquei fazendo as atividades de diagnóstico do meu desempenho", conta o estudante. "Fiz os simulados e já tive uma ótima evolução principalmente na área de ciências da natureza. Está sendo muito legal participar da plataforma. O erro é pontual, consegue identificar seus pontos fracos."

O jovem nascido em Catolé do Rocha, no sertão da Paraíba, vive com os pais em Mossoró (RN). Apesar dele ter nascido no ano seguinte à conquista do tetracampeonato mundial do Brasil, o pai de Matheus Klinsmann resolveu homenagear jogadores da Alemanha na hora de batizar o filho. Seu nome foi inspirado nos ex-jogadores alemães Lothar Matthaeus e Jürgen Klinsmann.

"Eu até gosto de futebol, mas minha paixão mesmo é a medicina", afirma o estudante. "Quero me especializar em cardiologia e cuidar do coração das pessoas. Também pretendo fazer trabalhos de assistência humanitária para a população carente. Sempre quis ajudar as pessoas."

Matheus Klinsmann fez todo o ensino médio em escola pública, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), e por isso pode concorrer como cotista no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ele quer entrar no curso de medicina da Universidade Federal da Paraíba ou da Universidade Federal de Campina Grande.

Matheus já fez o Enem três vezes, sendo aprovado no Sisu para os cursos de ciência e tecnologia e filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e de fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).Ele, no entanto, preferiu seguir estudando para pode fazer medicina. "Estudo de segunda a segunda. Prefiro não ter lazer, e quero pegar bem pesado no domingo", explica. "Eu sou persistente naquilo em que acredito e não vou desistir. Se não estou em uma universidade ainda é por opção."

O jovem lembra que teve o ensino médio prejudica pelas greves nas universidades federais em 2011 e 2012, que afetou as aulas do ensino médio no IFRN. Este ano, ele preferiu se preparar para o Enem desde cedo, estudando em casa. "Já devorei vários livros e tenho focado meus estudos naquilo que tenho mais dificuldades. Nisso o simulado Geekie Games me ajuda muito", diz. "Estou confiante para fazer boas provas no Enem e uma boa redação também."

Mais dois simulados
Quem vai fazer o Enem pode fazer ainda dois simulados Geekie Games até as provas. Na plataforma online, o estudante encontra exercícios para testar o seu conhecimento e fazer uma avaliação diagnóstica, e provas nas quatro área do conhecimento do Enem (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática).

Para participar, é necessário fazer um cadastro grátis no próprio site. A primeira atividade sugerida é um teste diagnóstico. O candidato então recebe um plano de estudos personalizado baseado nos seus resultados, apontando os pontos fortes e fracos. Cada passo que o estudante dá na plataforma é registrado e, à medida que ele vai avançando, o programa se ajusta às suas necessidades.

O simulado usa a TRI (Teoria de Resposta ao Item), a mesma metodologia utilizada no Enem, por isso permite fazer uma estimativa de quanto o candidato tiraria na prova. Assim como o Enem, o simulado é dividido em duas partes, cada uma com duração de quatro horas e meia. A primeira parte traz dois cadernos de perguntas: um deles com perguntas de ciências humanas e perguntas de ciências da natureza, assim como o primeiro dia de provas do Enem.

A segunda parte traz questões de linguagens e questões de matemática. Depois que o estudante começa a responder os cadernos de questões, não é mais possível parar, assim como a prova real. Também não há opção de fazer o mesmo simulado mais de uma vez. O segundo simulado pode ser feito até terça-feira (30). Na quarta (1º), estará disponível o terceiro e último simulado, que poderá ser feito até 9 de novembro, data da última prova do Enem.

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.