NOTÍCIA ANTERIOR
Vanessa lidera nova pesquisa com dobro de votos do segundo colocado
PRÓXIMA NOTÍCIA
Teatro Municipal de Mauá apresenta ''Todo Canto da Cidade''
DATA DA PUBLICAÇÃO 31/08/2012 | Cidade
Candidato a vereador em Mauá novamente, Wagner Rubinelli pretende lutar pelos direitos dos animais
Candidato a vereador em Mauá novamente, Wagner Rubinelli pretende lutar pelos direitos dos animais
Candidato a vereador pelo PT, o ex-deputado federal e vereador por três mandatos em Mauá Wagner Rubinelli, pretende trabalhar por melhorias no transporte publico, na saúde pública e na habitação. Contudo, uma de suas propostas de campanha tem chamado à atenção: a defesa dos direitos dos animais.

O candidato se propõe a trabalhar para que a Divisão de Zoonoses se torne um Ambulatório Veterinário Municipal e que no local sejam disponibilizadas castração, vacinação e parto, entre outros tipos de atendimento clínico a animais de pequeno porte, como cães, gatos, e pretende, ainda, auxiliar a criação de ONG´S que cuidem de animais abandonados, e vai alem, quer lutar pela criação do Conselho e do Fundo Municipal do Bem Estar Animal e promover um Fórum anual na cidade sobre Proteção Animal.

A proposta tem tido destaque e repercussão em Mauá, diante disso, a equipe do Jornal Opinião Pública procurou o candidato para que falasse a respeito.

Jornal Opinião Pública - Qual a razão desta proposta e o que um vereador pode fazer para defender os direitos dos animais?

Wagner Rubinelli -
Tenho observado o descaso das autoridades e de muitos humanos contra os animais, como eles não falam e por isso não podem se expressar quando têm frio, fome, dor, sede, necessitam de atenção e tenho observado que em muitas cidades, vereadores e prefeitos tem trabalhado nesse sentido. Um vereador pode sim, tomar providências, fiscalizando o trabalho da Divisão de Zoonoses e solicitando ao prefeito maior atenção ao assunto, pretendo trabalhar com Donisete para que Mauá também seja uma cidade amiga dos animais, por que a questão também engloba saúde pública, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

JOP - Você já trabalhou nesse sentindo em sua trajetória política?

WR -
Sim, quando fui deputado federal, no ano de 2003, apresentei uma proposta que tramita na Câmara dos Deputados para criar a Justiça Ambiental no Brasil, e a partir daí os crimes ambientais e os crimes contra os animais seriam julgados por um tribunal específico. E nestes últimos anos fiz várias palestras com o tema: “Justiça Ambiental e a Defesa dos Direitos dos Animais”, agora quero atuar em Mauá, como vereador, nesta causa.

JOP - Qual é exatamente sua proposta?

WR -
A divisão de Zonooses hoje em Mauá é uma unidade de saúde pública que têm como atribuição de prevenir e controlar as zoonoses, como a doença da raiva, desenvolvendo sistemas de vigilância sanitária. O que proponho é que ela também se torne uma espécie de Ambulatório Veterninário Municipal para que possa atender os animais de pessoas de baixa renda e que sejam disponibilizadas castração, vacinação, parto, entre outros tipos de atendimento clínico a animais de pequeno porte.

JOP - Você também defende a criação de ONG´S para adotar animais abandonados e feiras de doações?

WR -
Sim, e pretendo auxiliar na criação de ONG no ano que vem e lutarei para que a Prefeitura nos apoie, a ideia é que nos cedam terrenos para que se possa instalar equipamentos onde haja veterinários e biólogos, espaço físico e instalações veterinárias para tratar dos animais abandonados. E também, para que organizemos junto à Prefeitura, feiras de adoções, na qual os futuros proprietários seriam instruídos quando à posse responsável dos bichinhos.

JOP - Como a população irá fiscalizar seu trabalho como vereador nesse sentido?

WR -
Irei realizar prestações de contas mensais e vou a partir do ano que vem realizar Fóruns municipais, em parceria com a comunidade, a cada semestre para discutirmos os avanços e o diagnostico da situação dos animais. Daí veio à ideia de propor ao futuro prefeito a criação do Conselho e do Fundo Municipal do Bem Estar Animal. O conselho será composto de representantes da sociedade civil, um representante da Secretaria de Saúde, um da Secretaria do Meio Ambiente, um da Secretaria de Educação, dois representantes de ONG´S, legalmente constituídas, um representante de entidade de classe veterinária, um vereador e um membro do Ministério Público.

JOP - Como têm sido aceita essa e suas outras propostas?

WR -
Muito bem aceitas. Pretendo também trabalhar por um transporte público de qualidade, saúde, segurança pública, regularização de loteamentos e quando você explica para o eleitor sua proposta e ele vê que é factível, que tem fundamento, ele te apoia. Essa minha proposta de defender os animais tem sido muito querida e apoiada por onde eu ando e peço o voto de confiança do cidadão. Eu estou muito animado com essa possibilidade de voltar a ser vereador, estou com este projeto pronto, e ainda em janeiro de 2013, com fé em Deus, pretendo apresentar, vamos aguardar!

Por Jornal Opinião Pública - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2021 - Desde 2003 à 6774 dias no ar.