NOTÍCIA ANTERIOR
Livro aborda conflitos de futuros médicos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Médicos suspendem atendimento em 10 planos de saúde
DATA DA PUBLICAÇÃO 15/10/2012 | Saúde e Ciência
Câncer de mama - Dr. Guerino Barbalaco Neto
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta frequência e, sobretudo, pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima dessa faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.

No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres. As estatísticas indicam o aumento de sua frequência tanto nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 1960 e 1970 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes. No Brasil, de acordo com o médico Mastologista, Dr. Guerino Barbalaco Neto, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%. Como não existe maneira de prevenir o câncer de mama, o ideal para cada mulher é o diagnóstico precoce. Quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, maior a chance de cura com um mínimo de sequelas.

Outro detalhe importante é que os seios representam a feminilidade da mulher. Ao disgnosticar precocemente a doença, os danos na mama com a retirada do tumor são menores.

Formado na Universidade Federal do Espirito Santo (1984 - 1991), Dr. Guerino Barbalaco Neto fez residência médica em ginecologia, obstetrícia e mastologia. Possui título de especialista em Ginecologia/Obstetrícia, além de título de especialista em Mastologia.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia, Dr. Guerino é mestre em ciência da saúde (carcinoma ductal " in situ "), pela Faculdade de Medicina do ABC. Atualmente atua como médico preceptor do Departamento de Mastologia da Faculdade de Medicina do ABC.
Coordena o serviço de Mastologia do Hospital da Mulher em Santo André e coordena também o grupo multidisciplinar "A Mama sob novos olhares”.

...

Por Priscila Mortensen
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.