NOTÍCIA ANTERIOR
Médicos alertam para perigo de tomar remédio para gripe suína sem orientação
PRÓXIMA NOTÍCIA
EUA viveram surto de gripe suína em 1976; vacina gerou mortes
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/04/2009 | Saúde e Ciência
Câncer de mama deve ser rastreado a partir dos 40, afirmam médicos
Especialistas ouvidos pela Folha dizem que o rastreamento do câncer de mama, ou seja, o exame nas mulheres que não têm necessariamente indicação médica, deveria ser feito a partir dos 40 anos, e não aos 50, como diz o Inca (Instituto Nacional de Câncer).

"Vários estudos mostram que muitos tumores agressivos acontecem entre os 40 e os 49 anos", diz Sérgio Simon, do hospital Albert Einstein. "O rastreamento deveria ser feito a partir dessa idade". Essa também é a opinião da SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia).

Segundo nota divulgada ontem pelo Inca, todas as mulheres já têm direito à mamografia, desde que haja indicação médica. O texto afirma que a nova lei que prevê mamografia a partir dos 40 anos não se refere a rastreamento, que seguirá sendo feito só dos 50 aos 69 anos.

"Falta um estudo para ver como fazer a lei funcionar", acredita Ricardo Chagas, presidente da SBM. "O número de mamógrafos é suficiente, mas eles são subutilizados."

"Sou pessimista em relação a essa lei", diz Sérgio Simon. De acordo com ele, de nada adianta assegurar o direito à mamografia sem garantir as condições para o exame e para o tratamento, se necessário.

Na prática, há dificuldade para agendar o exame. "E a demora para cirurgia chega a meses."

Segundo a advogada Renata Vilhena Silva, membro da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/SPA, a lei regulamenta um direito que já existia: o direito universal à saúde. "Se não conseguir o exame, a mulher pode acionar a Justiça."

Por Gabriela Cupani - Folha de Sâo Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6415 dias no ar.