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DATA DA PUBLICAÇÃO 30/01/2014 | Economia
Campus Party combina festa e tecnologia
Campus Party combina festa e tecnologia Foto: Claudinei Plaza/DGABC
Foto: Claudinei Plaza/DGABC
Com camisa azul clara e calça preta, o vocalista da banda de Heavy Metal Iron Maiden, Bruce Dickinson, subiu ontem ao palco da sétima edição da Campus Party, evento que celebra o mundo da TI (Tecnologia da Informação), internet e entretenimento eletrônico até dia 2 de fevereiro no Anhembi. Dono de uma empresa de manutenção de aeronaves, a Cardiff Aviation, e de uma marca de cerveja, a Trooper, entre outros negócios, Dickinson falou a uma platéia atenta sobre empreendedorismo.

Algo bem diferente da sua rotina de rockstar, mas totalmente consistente com o estilo do evento anual – que está para os amantes de tecnologia como o Carnaval está para os sambistas. Inspirados por histórias de sucesso de gigantes como Bill Gates e Steve Jobs, respectivamente fundadores da Microsoft e da Apple, que se tornaram multimilionários com suas próprias empresas, muitos jovens se empenham em combinar sua habilidade em TI com o tino para os negócios. Por isso, buscam desmistificar o processo de fazer uma empresa dar certo.

Dickinson começou a palestra mostrando uma foto dele na sua versão roqueira diante de uma multidão num show. “Esses caras são fãs, mas se alguma coisa der errado, eles se tornam clientes”, diz o vocalista do Iron Maiden, que também é historiador e, por 15 anos, foi piloto de Boeing 757. “Eu detesto clientes porque eles têm escolha e podem procurar outro produto se não se sentirem satisfeitos”, completa. Por isso, ensina ele, é fundamental não se acomodar, estar sempre atento, se movimentando sempre, percebendo as tendências e oferecendo às pessoas valor agregado para que elas sejam fãs, que são fiéis, e não simplesmente clientes. “O ser humano não evolui, não muda. Gosta de conforto, facilidade e segue quem lhe oferece isso. Por isso é importante observar e usar a criatividade”, diz Dickinson.

Foi pensando criativamente que ele conseguiu superar impasses financeiros que impediam turnês para países distantes por meio do aluguel de um avião de grande porte. Também foi do hábito de prestar atenção que surgiu a marca de cervejas Trooper. Lançada há menos de nove meses, já vendeu mais de 2 milhões de garrafas. “Um CD dura muitas cervejas. Percebemos que havia boa oportunidade aí.”

FUTURO - E aproveitar chances é o que o pessoal faz na Campus Party. “A gente vem para ver as novidades e encontrar as pessoas que conhecemos virtualmente no mundo físico”, diz o estudante de computação da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Gabriel Kozlowiski, que está na sua quarta Campus Party. Seu colega, Oliver Sartori, 21 anos, trouxe até seu computador de mesa para a feira e, por segurança, acorrentou o equipamento. “Não é uma super máquina, mas é o único que eu tenho. Não posso correr o risco de perdê-lo”, diz Sartori que trouxe seu outro amor para o evento: a namorada Graziela Alessa, 18. O casal veio com outros 32 estudantes da UFRJ e pretende passar a semana no Anhembi com um orçamento de R$ 700 per capita, duas barracas e muitos planos para fazer sucesso.

Por Andréa Ciaffone - Diário do Grande ABC
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