NOTÍCIA ANTERIOR
Beija-Flor encerra Carnaval carioca com pororoca e muitas plumas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Troca de mães vai para segunda temporada
DATA DA PUBLICAÇÃO 06/02/2008 | Cultura
Campeã do Carnaval do Rio será conhecida nesta quarta
Acontece nesta quarta-feira (6), a partir das 15h na Praça da Apoteose, a apuração dos desfiles do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro. O UOL acompanha a divulgação das notas em tempo real.

Serão lidas as notas de quatro jurados para cada quesito, sendo todas elas somadas ao final da apuração. Não há descarte de notas como em São Paulo e são permitidas números fracionados em uma casa decimal a partir de 7 (por exemplo: 7.1, 7.2 em diante). Cada escola pode obter um máximo de 400 pontos.

Os quesitos analisados pelos jurados são: bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, enredo, conjunto, alegorias e adereços, fantasias, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira. A pior colocada na votação cai e cede lugar para a agremiação vencedora do Grupo de Acesso.

Os desfiles

Este ano, as escolas do Carnaval carioca focaram suas apresentações em enredos históricos. A chegada da família real portuguesa ao país, em 1808, ganhou destaque e foi tema da São Clemente, Mocidade Independente de Padre Miguel e da Imperatriz Leopoldinense, enquanto a Porto da Pedra relembrou o centenário da imigração japonesa ao Brasil. Já a Mangueira contou a história do frevo em um desfile com o apoio do Governo de Pernambuco.

A Grande Rio e a Beija-Flor buscaram inspiração no norte do país, sendo que a primeira destacou as belezas das cidades amazonenses e a segunda narrou as lendas que envolvem o estado do Amapá.

Na primeira noite de desfiles na Marquês de Sapucaí, o Salgueiro levou para a passarela as belezas do Rio de Janeiro, mostrando vários bairros e hábitos da cidade maravilhosa e assim garantiu uma identificação com a platéia formada em sua maioria por cariocas.

A Viradouro também empolgou o público com um desfile que pretendia causar "arrepios" com direito a pista de esqui e Juliana Paes vestida da taça Jules Rimet, em alusão à emoção da conquista da Copa de 1970, representada pela bateria da escola.

Os debates sobre o aquecimento global que tomaram conta do noticiário em 2007 não ficaram de fora do Carnaval do Rio de Janeiro, sendo levado à Marquês de Sapucaí pela Portela, que destacou a importância da preservação ambiental.

Por fim, a Unidos da Tijuca ressaltou a importância dos colecionadores para a manutenção da cultura e a Vila Isabel fez uma homenagem aos trabalhadores do país com a Miss Brasil Nathália Guimarães ensaiando passos de samba à frente da bateria da escola.

O desfile das Campeãs ocorre no próximo sábado (9/2) a partir das 21h na Marquês de Sapucaí. Ainda há ingressos para as apresentações, que custam de R$ 70 a R$ 140.

Por Folha de São Paulo - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Cultura
25/09/2018 | Encontro com o passado
21/09/2018 | ''Sou muito feminino, isso é uma grande qualidade'', diz Chay Suede a Pedro Bial
20/09/2018 | Avril Lavigne lança Head Above Water, música sobre a doença a qual sofre
As mais lidas de Cultura
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7708 dias no ar.