NOTÍCIA ANTERIOR
Estância faz dez anos e busca solução para trânsito intenso
PRÓXIMA NOTÍCIA
Anchieta-Imigrantes ganha sistema de radar ''dedo-duro''
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/06/2009 | Setecidades
Campanha vacina 14,7 mil crianças em quatro horas
Em apenas quatro horas, a primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite imunizou cerca de 14,7 mil crianças menores de 5 anos no Grande ABC. A primeira prévia da ação, realizada sábado pela Secretaria de Saúde do Estado, também revela que 1,8 milhões foram vacinadas com a gotinha em todas as cidades paulistas. A segunda etapa da campanha será no dia 22 agosto.

A recepcionista Cintia Fonseca Serra, 27 anos, de São Caetano, foi uma das diversas mães que passaram na UBS Armênia R. Locatelli, no bairro Santa Maria. Ela levou a filha Marcelly Fonseca de Campos, 5. "Acho muito importante acompanhar a vacinação da minha filha. Procuro não perder essas oportunidades," Na hora de mostrar a carteirinha de vacinação da garota, Cintia descobriu que ela poderia tomar também a vacina Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), que não havia sido prevista mas é oferecida também na campanha contra a pólio.

O enfermeiro responsável pela unidade, Neymar Dias de Oliveira, informou que até o meio-dia, cerca de 500 crianças haviam sido vacinadas no local. Também foram disponibilizadas a vacinea Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche) e hepatite.

Na Unidade de Saúde de Vila Guiomar, em Santo André, o movimento estava ainda maior. A enfermeira Silvana Dantonio Endiukaitis disse, no entanto, que poucos estavam com vacinação atrasada. Foi o caso de Gabriel, 5, filho da manicure Marilene Santana, 35, que teve de tomar mais do que a gotinha, diferentemente dos irmãos Lucas, 3, e Fábio, 1 mês.

Estrutura - Foram mobilizados, ao todo, 16.499 postos de vacinação fixos e volantes em todo estado. A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite acionou 53,2 mil profissionais de Saúde, 4.300 vecículos e cinco barcos envolvidos na operação. O secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, abriram a campanha pela manhã na Capital paulista, em um evento circense no Parque do Ibirapuera. Em todo o Brasil foram vacinadas 8 milhões de crianças e a meta, na próxima fase, é atingir 14,7 milhões.

Embora a doença tenha sido erradicada no País em 1992, ainda existem casos na Ásia e África, o que não extingue a possibilidade de contágio e torna a pólio uma ameaça mundial. A poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, dores de cabeça e paralisia.

Por Miriam Gimenes - Diário do Grande ABC / Foto: Andréa Iseki
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.