NOTÍCIA ANTERIOR
Desapropriações para Rodoanel geram reclamações em Ribeirão Pires
PRÓXIMA NOTÍCIA
Jeito caipira de viver ainda se mantém no ABCD
DATA DA PUBLICAÇÃO 13/08/2012 | Setecidades
Campanha incentiva adoção de cães em Ribeirão Pires
Surante a campanha temas como conscientização e saúde dos animais serão abordados

Durante todo o mês de agosto, a Secretaria de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires intensificará as ações de incentivo à adoção de cães, na campanha “Adote um amigo. Visite o CCZ”. De segunda a sexta-feira, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses realizará visitas no Canil Municipal, para que moradores interessados em adotar um pet conheçam os animais abrigados no local.

Durante as visitas, os profissionais do CCZ também conscientizarão os visitantes sobre a posse responsável de animais e abordará temas relacionados à doenças como dengue, leptospirose, entre outras.

Atualmente, há cerca de 50 animais no Canil Municipal disponíveis para adoção. Os animais são castrados, vacinados e vermifugados. O Centro de Controle de Zoonoses está localizado à Rua Catarina Rios Giachello, 185 – Boa Sorte. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4824-3748.

Castração gratuita de cães machos começa nesta semana Ação tem como objetivo controlar o crescimento da população canina, principalmente nas ruas da cidade.

Teve início nessa semana o Programa de Castração de Cães Machos do município, promovido pela Secretaria de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires. Os profissionais do Centro de Controle de Zoonoses da cidade utilizarão o método químico para castrar os animais, que deverão ter idade a partir de três meses.

A ação tem como principal objetivo controlar a reprodução de cães na cidade, principalmente em vias públicas, que oferecem riscos à saúde humana e animal. “Atividades realizadas paralelamente à castração, como incentivo à posse responsável, à adoção e o recolhimento de animais das ruas, não são efetivas para o controle da dinâmica dessas populações.

Por isso precisamos atuar nas causas do problema, entre elas a procriação sem controle”, explicou a Coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Eliana Maciel de Góes.

Os moradores interessados em castrar seus cães deverão agendar o procedimento previamente pelo telefone 4824-3748 ou pessoalmente no CCZ, O procedimento será feito, no local, às terças e quintas-feiras, das 13h30 às 16h.

A castração química também será feita em cães machos que circulam em vias públicas da cidade. Esses animais serão castrados e identificados com microchip, além de vacinados contra a raiva. As fêmeas de rua também serão imunizadas contra a raiva e receberão microchips de identificação, para cadastro em futuras campanhas de castração cirúrgica.

A castração química é um método alternativo à castração cirúrgica. O procedimento químico é mais simples, seguro e eficaz. O método utiliza a aplicação de produto à base de gluconato de zinco nos testículos do cão, com injeção prévia de sedativo e analgésico. O procedimento é realizado em poucos minutos, sem necessidade de jejum.

Por ABC do ABC - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.