NOTÍCIA ANTERIOR
Justiça Eleitoral promete fiscalizar política nas igrejas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Saulo volta a propor shopping em Ribeirão
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/08/2016 | Política
Campanha eleitoral começa nesta terça; ABCD já tem eventos de rua
Campanha eleitoral começa nesta terça; ABCD já tem eventos de rua  Campanha eleitoral começa nesta terça com algumas restrições. Foto: Andris Bovo
Campanha eleitoral começa nesta terça com algumas restrições. Foto: Andris Bovo
Legislação vigente é mais restritiva no pleito municipal deste ano

A campanha eleitoral começa oficialmente nesta terça-feira (16/08). No ABCD, alguns eventos já estão confirmados, como caminhadas, reuniões e conversas com a população nas ruas.

Regras
Internet


É permitido fazer propaganda eleitoral na internet em sites do candidato, do partido ou coligação e por meio de mensagem eletrônica para endereços cadastrados gratuitamente por eles mesmos. O uso de blogs, redes sociais, sites de mensagens instantâneas e assemelhados também está autorizado. Sob qualquer forma, é vedada a propaganda paga na internet.

Som

O uso de alto-falantes ou amplificadores de som em veículos e sedes de partidos ou coligações é liberado das 8 às 22 horas. A circulação de carros de som e minitrios, como meio de propaganda eleitoral, devem observar o limite de 80 decibéis de nível de pressão sonora. Os comícios são permitidos das 8 às 24 horas, mas a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97) proíbe a realização de showmício.

Bens públicos

É vedada a veiculação de propaganda de qualquer natureza, inclusive pichação, inscrição a tinta, colocação de placas, faixas, estandartes, cavaletes, bonecos e peças afins em bens em que o uso dependa de cessão ou permissão do poder público, ou que a ele pertençam.

Bens Particulares

A propaganda em bens particulares pode ser feita somente em adesivo ou papel, com dimensão máxima de meio metro quadrado. Nos carros, são permitidos adesivos microperfurados até a extensão total do para-brisa e, em outras posições, adesivos até a dimensão de 50cm x 40cm.
Bandeiras

Mesas para distribuição de material e bandeiras ao longo das vias públicas devem ser móveis e não podem dificultar o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos – a colocação e a retirada dos meios de propaganda devem ocorrer entre as 6 e as 22 horas.

Folhetos e demais materiais

A propaganda eleitoral por meio de folhetos, adesivos, volantes e outros impressos deve ser editada sob a responsabilidade do partido, coligação ou candidato, e deve trazer o CNPJ ou o CPF do responsável pela confecção, bem como de quem a contratou, e a respectiva tiragem. Brindes, camisetas, chaveiros, bonés, canetas, cestas básicas ou qualquer outro bem ou material que possa proporcionar vantagem ao eleitor são vedados pela legislação eleitoral.

No ABCD

Em São Bernardo, Tarsício Secoli (PT) começa suas atividades às 9h, no Jardim do Lago, onde conversará com moradores durante o dia todo, concluindo a atividade com uma com concentração próxima ao Campo do Lago, às 19h. “Estamos otimistas com o início da campanha, pois a ideia é mostrar nossos propostas e fazer comparação de como era o governo antes do prefeito Luiz Marinho (PT) e depois”, disse o petista.

O candidato a prefeito do PMDB, Tunico Vieira, disse que fará suas reuniões de rotina, mas a primeira atividade de grande porte ocorrerá em 3 de setembro, com o lançamento oficial de sua campanha.

Em Santo André, o prefeito Carlos Grana (PT), que busca a reeleição, às 17h, fará a tradicional caminhada na rua Oliveira Lima, principal centro comercial da cidade. Essa atividade faz parte de todas as campanhas eleitorais bem sucedidas na cidade.

O candidato a prefeito pelo PSDB de Santo André, Paulinho Serra, fará visitas em comércio, às 13h30, na Vila Assunção, enquanto Ricardo Alvarez (PSOL) fará reuniões com artistas sobre o teatro e a área cultural da cidade. À noite também participa de um debate sobre cultura.

O prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), de São Caetano, fará atividade só depois do expediente porque não quer que sua vice, Lúcia Dall’Mas, candidata a prefeita pelo PRTB, assuma o cargo. O peemedebista rompeu com a vice três meses depois de assumir o governo. A partir das 19h, Pinheiro vai inaugurar seu comitê central na av. Goiás, 2.439, e ainda coloca no ar o site da campanha.

O candidato do PR, Fabio Palacio, assina uma carta compromisso do Observatório Transparência, em reunião marcada em seu escritório político, às 19h30. Diadema

Com a presença de lideranças regionais, como o deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT), o candidato do PT de Diadema, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, dá o pontapé inicial com uma concentração, às 16h, na Praça da Igreja Matriz. Os militantes ficarão concentrados no local por uma hora e seguirão com visitas ao comércio na região central.

O prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), que se licenciou do cargo para se dedicar exclusivamente à campanha fará uma caminhada a partir das 17h, nas ruas do Centro. A concentração será no Boulevard .

Em Rio Grande, Claudinho da Geladeira (PT) fará caminhada no centro comercial, enquanto o prefeito Gabriel Maranhão (PSDB) terá a primeira atividade somente na sexta-feira (19/08), quando vai inaugurar o Comitê de campanha.

Em Ribeirão Pires, Luiz Carlos Grecco (PRB) faz visitas desde às 8h, nos bairros e à tarde no Centro.

Os candidatos que não constam da reportagem, não têm agenda nesta terça ou não a enviaram o conteúdo ao ABCD MAIOR até o fechamento da matéria.

Por Gislayne Jacinto - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6199 dias no ar.