NOTÍCIA ANTERIOR
Estado prorroga vacinação contra paralisia infantil
PRÓXIMA NOTÍCIA
Vacinação contra paralisia infantil termina hoje
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/06/2012 | Saúde e Ciência
Campanha de vacinação contra raiva começa em São Bernardo
Campanha de vacinação contra raiva começa em São Bernardo Foto: seujornal.com
Foto: seujornal.com
Meta é vacinar 46 mil cachorros e 16 mil gatos; o CCZ também terá um posto fixo na unidade durante a campanha

Teve início nessa semana a campanha anual de vacinação antirrábica de cães e gatos em São Bernardo. Nesta primeira semana, a população poderá levar seus animais de estimação para serem vacinados gratuitamente em um dos seis postos que serão montados nos bairros Taquacetuba, Santa Cruz, Tatetos, Jardim Tupã e dos Finco.

Durante a campanha, a Divisão de Veterinária e Controle de Zoonoses manterá um posto permanente de vacinação, de segunda a sábado, das 8h30 às 16h30, na avenida Dr. Rudge Ramos, 1740, no Rudge Ramos. No fechamento da campanha, haverá um posto na Esplanada do Paço Municipal - Praça Samuel Sabatini, 50, Centro.

Coordenada pela Secretaria de Saúde, a campanha vai até o dia 18 de setembro e abrangerá 71 pontos de vacinação. A meta deste ano é vacinar cerca de 46 mil cães e 16 mil gatos. Em 2009, o número chegou a 45.422 caninos e 12.681 felinos.

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) não fornece vacinas para aplicação fora do posto de imunização e também não aplica a vacina em casa. Não devem ser vacinados animais com menos de três meses, fêmeas prenhas e animais doentes. O calendário e o endereço dos postos de vacinação estão disponíveis no site da Prefeitura: www.saobernardo.sp.gov.br.

Cuidados – A vacinação anual dos animais é fundamental para a prevenção da raiva humana. A vacina é o único meio de manter o controle sobre a doença, que pode levar os animais à morte. Outras recomendações importantes são de evitar que cães e gatos frequentem as vias públicas desacompanhados, não se aproximar de animais feridos ou estranhos, não molestá-los quando estiverem dormindo ou comendo e não separá-los quando estiverem brigando.

Os animais devem sempre ser conduzidos com coleira, guia e por pessoa com força suficiente para carregá-lo. No caso dos felinos, a caixa de transporte ou outro meio seguro é indispensável. Mesmo que o animal seja dócil, recomenda-se o uso da focinheira para evitar mordidas.

Mais informações pelo telefone 4365-3349 ou pelo e-mail ccz@saobernardo.sp.gov.br.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2021 - Desde 2003 à 6770 dias no ar.