NOTÍCIA ANTERIOR
Quase metade das doações de sangue é espontânea na região
PRÓXIMA NOTÍCIA
Governo anuncia que vacina da gripe H1N1 terá produção 100% nacional
DATA DA PUBLICAÇÃO 18/06/2013 | Saúde e Ciência
Campanha de vacinação contra a poliomielite termina nesta semana
Campanha de vacinação contra a poliomielite termina nesta semana Imagem Ilustrativa. Foto: www.estadodegoias.com.br
Imagem Ilustrativa. Foto: www.estadodegoias.com.br
No Estado a cobertura chegou a 71% do publico alvo da campanha de imunização

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite termina na próxima sexta-feira (21/06). Pais ou responsáveis devem levar crianças de seis meses a menores de 5 anos para tomar a vacina. O balanço parcial do Ministério da Saúde indica que 8,4 milhões crianças em todo país foram vacinadas contra a doença até o momento, sendo que o Estado atingiu 71,1% de cobertura.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do ministério da Saúde, Carla Domingues, destacou que os números estão dentro dos objetivos traçados, mas ressaltou a importância dos pais ou responsáveis levarem as crianças aos postos para tomar a dose da vacina. “Ainda dá tempo de tomar a gotinha para proteger as crianças da paralisia infantil e ajudar o País a ficar livre do poliovirus selvagem”, afirmou.

De acordo com a coordenadora, para repetir o sucesso das campanhas anteriores, é preciso que os pais e responsáveis levem as crianças aos postos até a próxima sexta. “É fundamental também que os pais não se esqueçam da caderneta de vacinação, para que o profissional de saúde possa avaliar a situação vacinal da criança, considerando o esquema sequencial”, explicou.

O último caso registrado de poliomielite no Brasil foi há 24 anos e, desde 1994, o País mantém o certificado emitido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) de erradicação da poliomielite. Mesmo assim é fundamental manter as crianças imunizadas para evitar a reintrodução do vírus no Brasil, pois alguns países da África ainda registram casos da doença.

Vale lembrar que não existe tratamento contra a paralisia infantil, sendo a vacina a única forma de prevenção. A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. Mesmo as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia, podem receber as gotinhas. Em alguns casos – como, por exemplo, em crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina –, recomenda-se que os pais consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.