NOTÍCIA ANTERIOR
Vacinação contra a pólio tem procura abaixo do esperado em São Paulo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Pais têm até o dia 10 para vacinar crianças
DATA DA PUBLICAÇÃO 31/08/2015 | Saúde e Ciência
Campanha de vacinação contra a poliomielite é prorrogada para até o dia 10/9
Campanha de vacinação contra a poliomielite é prorrogada para até o dia 10/9
Crianças com idade entre seis meses e cinco anos devem ser levadas aos postos munidas da caderneta de vacinação. Mauá já vacinou 72,3% do público-alvo

O Ministério da Saúde anunciou na última quarta-feira, 26 de agosto, a prorrogação da campanha de vacinação contra a poliomielite. Agora, os pais que ainda não levaram seus filhos até o posto de saúde mais próximo de sua casa têm até o dia 10 de setembro para fazer isso. Até a última quinta-feira, 27, a Secretaria Municipal de Saúde já imunizou 18.675 crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, o que representa uma cobertura de 72,3%. A meta é alcançar 95% de cobertura até o final da campanha.

Organizada pelo Ministério da Saúde, a 36ª Campanha contra a Poliomielite tem o tema “Você é o protetor do seu filho”. A vacinação contra a paralisia infantil deverá ser realizada apenas nas Unidades Básicas de Saúde, no horário de rotina de funcionamento.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Geralmente, o doente adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

Durante a campanha, será possível atualizar a caderneta de vacinação dos pequeninos. As outras vacinas oferecidas protegem contra tuberculose, rotavírus, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, varicela, meningites, febre amarela, hepatites, difteria e tétano, entre outras.

As crianças que estão sendo imunizadas pela primeira vez vão receber a vacina inativada poliomielite (VIP injetável), aplicada aos dois e quatro meses de vida. Já aos seis meses, a criança deve receber uma dose da vacina oral e outra de reforço aos 15 meses. Daí a importância de levar consigo a caderneta.

Crianças com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia podem ser vacinadas. O médico deverá ser consultado em caso de apresentarem alergia aos componentes da vacina, febre acima de 38º C ou em caso de infecções agudas.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.