NOTÍCIA ANTERIOR
Distribuição de sementes, links de músicas e adesivos marcará o 'Dia Mundial do Meio Ambiente em Mauá pela ''AECOMACC''
PRÓXIMA NOTÍCIA
Sesi Mauá apresenta ''Cristina Braga''
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/05/2010 | Cidade
Campanha de doação de medula óssea na FAMA
No próximo sábado, dia 29 de maio, das 9h às 16h30, na Fama (Faculdade de Mauá), o Grupo das Acácias da Loja Maçônica Barão de Mauá, juntamente com o Grupo de Hematologia da Santa Casa de São Paulo, irão realizar o cadastramento e coleta de sangue para teste de compatibilidade para doação de medula óssea.

Diversas entidades apoiam este evento, tais como ACIAM, ROTARY e REFEMA (Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mauá).

A OAB Mauá também está apoiando este importante trabalho.

Peço seu compareçimento neste sábado, entre 9 e 16:30hs, para fazer o cadastro.
Caso não possa comparecer, peço que ajude na divulgação do evento.

Vamos demonstrar à sociedade mauaense que os advogados e advogadas de Mauá são solidários!
Segue abaixo detalhes.

Haverá palestra para pequenos grupos para esclarecimento do assunto.

Após a palestra, os voluntários interessados em doar serão encaminhados para coleta de apenas 10 ml. de sangue para teste de compatibilidade e cadastramento no Banco de Doadores de Medula Óssea.

Se houver compatibilidade o doador será procurado, oportunamente, para decidir sobre a doação, e então encaminhado para um exame mais detalhado.

O doador será avaliado por um clínico para certificar seu bom estado de saúde e ser informado sobre qual é a melhor forma de coleta de células para o paciente que receberá a medula, de acordo com sua doença e da fase em que se encontra.

A medula óssea é também conhecida como tutano, material que é produzido no interior das cavidades ósseas e são responsáveis pela produção de praticamente todos elementos sanguíneos.

A doação da medula óssea é o último recurso utilizados pelos médicos no caso da tentativa de cura de doenças como a Leucemia, que é um grupo de cânceres que afetam as células brancas do sangue. “Atualmente nem utilizamos mais a palavra doador, e sim salvador, pois o procedimento é muito mais moderno e simples que antigamente”, esclarece o médico Dr. Alberto S. C. Pierro. Anteriormente para a doação da medula era necessário fazer uma pulsão com agulha, o que assustava muitas pessoas.

Hoje com muitos estudos e a tecnologia moderna da medicina, para saber se há compatibilidade para a doação, só é necessário a retirada de 10ml de sangue, onde mais de 20 itens serão analisados.

Caso não haja o mínimo de porcentagem necessária para a doação, o nome cadastrado vai para o REDOME (Registro de Doadores de Medula Óssea), para possíveis doações de pacientes que não possuem doadores na família. “O importante é conscientizar as pessoas que para doar, hoje em dia, não há nenhuma complicação, pois somente retira-se uma pequena quantidade de sangue que será transferido ao paciente, após zerar a medula danificada por meio tratamento, fazendo com que o próprio organismo reconstrua a medula óssea danificada”, explica Drº Pierro


Por Liliane Coelho
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.