NOTÍCIA ANTERIOR
China registra primeira morte por cepa H5N6 da gripe aviária
PRÓXIMA NOTÍCIA
Copa vai coincidir com período em que dengue costuma diminuir
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/05/2014 | Saúde e Ciência
Campanha da gripe imuniza menos da metade do público-alvo
Campanha da gripe imuniza menos da metade do público-alvo Foto: Nario Barbosa/DGABC
Foto: Nario Barbosa/DGABC
A campanha de vacinação contra a gripe, iniciada no dia 22 de abril e prevista para terminar hoje, será prorrogada em pelo menos quatro cidades do Grande ABC: Santo André, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires. Em seis cidades, 239,9 mil pessoas foram imunizadas, o que representa menos da metade do público-alvo de 520,2 mil pessoas. Rio Grande da Serra não enviou os dados.

Santo André foi o município que teve a menor cobertura: vacinou 58,8 mil pessoas, ou 37,69% da meta até quarta-feira. A campanha segue em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade até o dia 29. Na cidade, são 156.010 pessoas, entre crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, idosos acima de 60 anos, gestantes, mulheres que deram à luz até 45 dias, doentes crônicos com prescrição médica e trabalhadores da Saúde.

Diadema imunizou 33,3 mil pessoas, o equivalente a 52,61% da meta. Segundo a Prefeitura, a campanha será prorrogada até atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 57 mil pessoas. Para se vacinar, é preciso ir a uma das 19 UBSs de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Excepcionalmente, a imunização na UBS Conceição é realizada entre 9h30 e 16h.

Mauá atingiu 55,10% do público-alvo composto por 74,2 mil pessoas. Por enquanto, a Prefeitura disse que não recebeu comunicado oficial do CVE (Centro de Vigilância Epidemiólogica), do governo estadual, para prorrogação da imunização, mas seguirá com a campanha por ainda ter vacinas disponíveis.

Já Ribeirão Pires, que pretende vacinar 22,8 mil pessoas, alcançou 49,37% dessa meta. Até o dia 16, as UBSs do município disponibilizarão doses da vacina para moradores dos grupos prioritários.

As demais cidades também não atingiram a meta, mas ainda não sabem se prorrogarão a campanha. Em São Bernardo foram vacinados 40,4% do público-alvo e em São Caetano, 60%.

PREVENÇÃO

O pneumologista da Faculdade de Medicina do ABC Elie Fiss destaca que a vacinação é importante porque a gripe pode ocasionar diversas complicações, principalmente para o público-alvo da campanha. Algumas dessas complicações podem, inclusive, levar à morte do paciente. “A gripe é negligenciada no Brasil. Todos deveriam ter o direito de se proteger contra a doença”, destaca o médico. Fiss afirma ainda que a vacinação dá cobertura em torno de 70% a 80%.

Além de imunizar a população contra a gripe A (H1N1), tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também irá proteger a população contra outros dois tipos do vírus Influenza: A (H3N2) e B.

Por Camila Galvez - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.