NOTÍCIA ANTERIOR
A exclusiva Portillo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Festivais agitam verão na Europa
DATA DA PUBLICAÇÃO 04/08/2008 | Turismo
Caminhos do frio em plena Paraíba
O turismo na Paraíba tem destino certo até 20 de agosto. O clima frio e agradável que caracteriza a época no Brejo paraibano convida os turistas a uma programação cultural que percorre seis municípios da região. História, cultura e gastronomia fazem parte do circuito cultural batizado de Caminhos do Frio. Trata-se de um roteiro turístico que está na terceira edição e é resultado da parceria entre o Sebrae (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa) da Paraíba, o governo do Estado e prefeituras municipais.

A cada semana, uma das cidades integrantes do roteiro apresenta as suas opções de lazer e cultura. Bananeiras, Serraria, Alagoa Grande, Areia, Alagoa Nova e Pilões já estão com os calendários de atrações culturais prontos. Cada localidade tem sua especialidade, como dança, artes visuais, artes cênicas, literatura, cinema e folclore. O roteiro ainda ressalta as belezas da paisagem local por meio de passeios ecológicos e da rica culinária regional.

Além de ser a melhor opção de um turismo cultural e agradável, o roteiro Caminhos do Frio movimenta a população do Brejo, que se envolve em oficinas e nas apresentações dos grupos artísticos regionais.

"O projeto foi um sucesso nas edições anteriores, contribuindo para colocar em evidência as cidades do interior paraibano a partir dos seus potenciais turísticos. O resultado é a geração das oportunidades de ocupação e renda, além de proporcionar visibilidade às peculiaridades regionais", comenta a gestora de Turismo do Sebrae na Paraíba, Regina Amorim.

Pé na estrada
Como opções de passeio exigem boas refeições, nada melhor do que conhecer o Brejo partindo de Alagoa Nova, município localizado a 150 quilômetros da capital, João Pessoa. Ali o destaque é a Galinha de Capoeira.

Além da gastronomia, o município serve de palco, durante o inverno, para a dança regional paraibana, com suas cores vibrantes, ritmos contagiantes e músicas animadas. Os grupos de teatro e dança da região se apresentam diariamente.

Também acontecem manifestações populares típicas do Nordeste, como as cirandeiras de Caiana dos Crioulos, encontros de repente, artesanato e produtos da terra acrescidos do tradicional forró pé-de-serra para encerrar as noites em grande estilo.

Em Areia, a programação começa cedo, com caminhadas na trilha ecológica Mata do Pau Ferro, um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica do Nordeste.

O município também é conhecido por apresentar engenhos que mantêm vivo o clima e as características do apogeu do açúcar na região. Mais que um atrativo de turismo histórico, os engenhos são atualmente empreendimentos comprometidos em bem receber o turista.

Durante as cinco noites em que o roteiro passa por Areia, o que não falta são atividades para promover a cultura nordestina, incluindo sessões de cinema, bandas de música, exposição no museu regional e peças de teatro. O forró do Clã Brasil, a Orquestra Sinfônica de Campina Grande e o grupo teatral Gameleira fazem parte da festa.

Por Diário Online - AE
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7680 dias no ar.